Gol e Latam reiteram que não praticam descontos irreais para agências de viagens; entenda
Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol, e Aline Mafra, diretora de Vendas da Latam, falaram à PANROTAS

RIO DE JANEIRO - Você viu aqui no Portal PANROTAS, com exclusividade, uma denúncia feita pela Abav-DF sobre uma prática cada vez mais comum nas licitações públicas de passagens aéreas: agências de viagens oferecendo descontos gigantescos, de até 55%, e até taxas negativas (ou seja, pagando para atender a conta), em certames realizados por órgãos da Administração Pública.
Segundo a denúncia da entidade, as próprias companhias aéreas confirmaram oficialmente em nota que não há descontos em bilhetes para licitações públicas. Azul, Gol e Latam reforçaram que qualquer abatimento pode incidir apenas sobre a taxa de serviço da agência, que, como lembra a Abav-DF, é limitada e muito menor do que os percentuais apresentados nos pregões.
Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol, e Aline Mafra, diretora de Vendas da Latam Brasil, reafirmaram tudo isso em entrevista ao Portal PANROTAS, na Abav Expo 2025.

"A Latam não reconhece descontos firmados de até 55% e recomenda que os clientes façam comparações entre o que está sendo oferecido e o que consta na nossa tarifa pública"
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

"Do lado da Gol, a lógica é similar: a tarifa pública é o parâmetro que guia o mercado. Tudo o que estiver muito abaixo da tarifa pública não parte de quem monta a receita. Nossa orientação é acompanhar como o bilhete chega à companhia aérea, se a venda é feita diretamente pela agência ou via repassador, que por sua vez negocia com outro repassador até chegar à companhia aérea. É preciso atenção a toda essa cadeia de distribuição"
Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol
Plantão Abav Expo 2025
Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.