Pedro Menezes   |   12/08/2025 17:32

Após deixar oneworld e se unir com a Delta, Latam ainda cogita entrada na SkyTeam? Confira

Especulação de que a Latam poderia entrar na SkyTeam logo após parceria com Delta surgiu lá em 2020

Curiosos do que jeito que somos, voltamos a procurar o Grupo Latam sobre essa possível entrada na SkyTeam
Curiosos do que jeito que somos, voltamos a procurar o Grupo Latam sobre essa possível entrada na SkyTeam

Você sabe que desde o final de 2019, a Delta Air Lines passou a ter participação acionária no Grupo Latam Airlines, ampliando significativamente sua presença na América do Sul. Em outubro de 2022, as companhias formalizaram o acordo de Joint Venture, responsável por transportar mais de 5 milhões de clientes em dois anos.

Este investimento, na época, levou a Latam a romper com a American Airlines e, posteriormente, a sair da aliança oneworld, mais precisamente em maio de 2020. Em meio a isso, uma especulação comum surgiu na época de que a Latam poderia entrar na SkyTeam, aliança na qual a Delta Air Lines está presente. No entanto, até o momento, não houve nenhum indício de que isso poderia acontecer.

De um lado, está a Delta, que fortalece diariamente sua relação com a Latam. O acordo de joint venture entre as duas empresas tem sido muito bem-sucedido, resultando na abertura de vários novos destinos entre os Estados Unidos e a América do Sul. Recentemente, ambas anunciaram a expansão da Joint Venture para Argentina.

E do outro lado está a Qatar Airways, um dos principais membros da oneworld e com participação acionária no Grupo Latam. A Qatar Airways detém atualmente 10,03% do capital social do Grupo Latam, stake que foi adquirido em dezembro de 2016, num total de aproximadamente 60,8 milhões de ações por cerca de US$ 608 milhões.

Curiosos do que jeito que somos, voltamos a procurar o Grupo Latam sobre essa possível entrada na SkyTeam. E o desejo de manter acordos bilaterais como prioridade continua. Sem dizer categoricamente "sim" ou "não", a Latam enviou uma nota oficial em que praticamente demonstra que não há interesse em entrar na SkyTeam, pelo menos por ora. A companhia informou que segue "selecionando e somando novas alianças desse tipo", ou seja, bilaterais.

Nota da Latam na íntegra ao Portal PANROTAS

"A Latam Airlines Brasil vem construindo alianças bilaterais com diversas companhias aéreas e está continuamente selecionando e somando novas alianças desse tipo, com base em critérios cuidadosamente avaliados, reforçando seu compromisso com a conectividade e a experiência do cliente. Essas parcerias oferecem maior flexibilidade e permitem ampliar as opções de viagem para os passageiros.

As alianças bilaterais possibilitam à Latam expandir sua malha aérea de forma direcionada, conectando mercados complementares e ajustando sua frota às reais demandas dos clientes.

Além disso, essas alianças buscam promover processos mais integrados em reservas, programas de fidelidade, despacho de bagagens, itinerários, entre outras facilidades — sempre com o objetivo de oferecer uma experiência de viagem mais fluida e conveniente aos passageiros, dentro das possibilidades operacionais de cada parceria.

A Latam conta atualmente com acordos de codeshare com mais de 18 companhias aéreas em todo o mundo e segue avaliando novas oportunidades de parceria, com base em uma análise criteriosa e centrada na melhor experiência possível para o cliente".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados