Latam focará em cinco cidades para seguir crescendo até 2027; veja quais são
Diretor comercial destacou o crescimento da empresa e a ampliação da oferta de produtos premium

O diretor comercial do Grupo Latam, Ramiro Alfonsín, apresentou um panorama otimista sobre desempenho e investimentos da companhia durante o ano de 2025. Ele subiu ao palco do Insights 2025, evento realizado em São Paulo, nesta quinta-feira (30), para comemorar os três anos da joint venture com a Delta Air Lines.
Na ocasião, o executivo destacou o crescimento da empresa, a ampliação da oferta de produtos premium, a retomada dos voos internacionais e a consolidação do Brasil como principal hub da aérea na América do Sul, sem deixar de comemorar resultados e destacar a confiança de parceiros, como operadores e consolidadores.
“O joint venture que iniciamos há três anos acabou superando todas as expectativas e continua crescendo. Nos últimos 12 meses, somente a Latam transportou 87 milhões de passageiros, um número que reforça a liderança regional do grupo. E tem mais: a cada 50 segundos, um voo da Latam decola em algum lugar do mundo. Hoje, quatro em cada dez passageiros que visitam a América do Sul, voam de Latam. Nenhuma outra região tem uma companhia com a presença que a Latam tem aqui. Tanto é que, por isso, estamos entre as melhores companhias globais, cobrindo 160 destinos — 10% a mais que no ano passado"
Ramiro Alfonsín, diretor comercial do Grupo Latam
Expansão de frota e foco no Brasil

O plano de renovação inclui a chegada de 30 novas aeronaves até 2026, entre elas o Airbus A321XLR, que permitirá voos diretos de cidades secundárias do Brasil para os Estados Unidos e até a Europa. A companhia também confirmou a aquisição do Embraer 195-E2, que começará a operar em 2026.
“Mais de 50% da nossa frota está no Brasil, e grande parte dos investimentos vem para cá. Transportamos 26 milhões de passageiros — 22% a mais que no último ano — e temos 42% de participação no mercado doméstico. E Guarulhos segue como o principal hub internacional da Latam, representando 70% do tráfego externo do País e 25% do movimento de longa distância. No geral, seguiremos crescendo em São Paulo/Guarulhos, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba, nossos cinco focos para os próximos dois anos”
Ramiro Alfonsín, diretor comercial do Grupo Latam
Encerrando sua apresentação, o diretor reforçou a importância de continuar crescendo com qualidade. “Estamos vivendo um ano histórico. Mais importante do que crescer é oferecer uma experiência que realmente faça diferença para o cliente. Investimos muito nos últimos anos e temos hoje um produto imbatível. Mas ainda podemos ir mais alto — e é isso que vamos fazer”, concluiu.
Produtos premium e mais vantagens

Quando o assunto é produto premium e investimento em experiência, o diretor destacou que a companhia tem investido fortemente em diferenciação, especialmente para o cliente corporativo e o passageiro premium de lazer. “Hoje temos um produto imbatível: em terra, no ar e em nossa rede. Estamos oferecendo uma experiência de alto nível desde o check-in até o desembarque”, afirmou.
Entre os avanços, Alfonsín mencionou o check-in exclusivo Signature, já disponível em São Paulo, Santiago e Lima, além da expansão para Miami até dezembro de 2026. Os Signature Lounges, as salas vip da companhia, por sua vez, também seguem em crescimento, com destaque para as unidades de Santiago, Lima e o novo lounge de Guarulhos, que será inaugurado em 2026 e promete ser o maior da América do Sul.
Nos ares, lembra Ramiro, a Latam segue com a implementação das novas suítes da Business Class, com portas individuais e mais privacidade, instaladas em todos os Boeing 787 e nos novos widebodies que entram na frota em 2026. A conectividade também é prioridade: 100% da frota doméstica no Brasil já tem Wi-Fi, e o serviço será expandido para voos internacionais a partir de 2026, algo já detalhado pelo Portal PANROTAS.
Além disso, a Latam lançará em 2027 a nova cabine “Premium Comfort”, uma classe intermediária entre a Econômica e a Business, com mais espaço, privacidade e oferta gastronômica diferenciada.