Latam recebe primeiro E195-E2 da frota para dar início à expansão pelo Brasil
Companhia tem hoje 24 pedidos firmes do E195-E2 e opções de compra para outras 50 aeronaves do modelo

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - Será uma quinta-feira (8) histórica na unidade Ozires Silva da Embraer, no interior de São Paulo, por conta da entrega do primeiro Embraer E195-E2 da história da Latam Brasil. A cerimônia marca o início da incorporação do maior modelo da família E2 à frota da companhia e antecede a estreia comercial da aeronave no Brasil, prevista para o fim de novembro.
A entrega da primeira aeronave da frota ocorre nesta manhã, no hangar F-300, acompanhada por grandes executivos de Latam e Embraer, incluindo o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, e o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, além da imprensa especializada. Na ocasião, as empresas ainda irão detalhar o cronograma de entregas e a estratégia para a entrada do E195-E2 em operação.

A incorporação do novo modelo ocorrerá já nos próximos dias. A aeronave é a primeira de 12 E195-E2s previstos para serem entregues à Latam até o fim deste ano. A companhia tem hoje 24 pedidos firmes do E195-E2 e opções para outras 50 aeronaves.
Na primeira etapa do programa, serão 14 unidades entregues entre novembro de 2026 e março de 2027. A partir da chegada dos novos aviões, começa a expansão da oferta em mercados regionais e ajuste a capacidade das operações à demanda de cada rota.
Na primeira fase, são oito novas rotas, quatro delas para destinos que ainda não fazem parte da malha da Latam: Guarulhos-Rondonópolis, Guarulhos-Ji-Paraná, Guarulhos-Cabo Frio e Guarulhos-Macaé. Também estão previstas as ligações Brasília-Ribeirão Preto, Curitiba-Londrina, Curitiba-Cuiabá e Porto Alegre-Viracopos.
Com o E195-E2, a Latam pretende chegar a 42 mercados no País e ampliar de 63 para 67 o número de destinos atendidos na primeira fase do projeto. A estratégia da companhia passa pelo chamado right sizing, adequando o tamanho da aeronave à demanda de cada mercado e permitindo, em determinados casos, substituir uma frequência diária por duas operações em horários diferentes.

O E195-E2 da Latam terá 136 assentos em configuração 2-2, sem assento do meio, um padrão do jato nacional. A aeronave também contará com cabine Premium Economy, inédita na indústria, Wi-Fi gratuito, entradas USB-C e entretenimento por meio do Latam Play.
A entrega acontece em um momento em que a companhia prepara uma nova etapa de expansão regional no Brasil. Além das primeiras 14 aeronaves previstas até março, as opções para outras 50 unidades deixam espaço para uma ampliação posterior do programa e para a abertura de novos mercados a partir de 2027.

“Escolhemos o E195-E2 com um objetivo claro: continuar ampliando a presença da Latam no Brasil de forma sustentável. Com o E2, vamos conectar novos mercados com demanda e viabilidade econômica à nossa rede global, o que nos permitirá ultrapassar a marca de 70 aeroportos no Brasil já em 2027”
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
