Victor Fernandes   |   21/08/2020 17:15

Iata fornece panorama da aviação na América Latina

Segundo a Iata, o número de passageiros cairá em 55% neste ano, colocando em risco 4,1 milhões de empregos

Brunna Castro
Peter Cerdá, VP da Iata para a América Latina
Peter Cerdá, VP da Iata para a América Latina
A Iata promoveu ontem (20) uma coletiva de imprensa para a América Latina com o seu vice-presidente regional, Peter Cerdá. Durante a conferência, Cerdá promoveu panorama da aviação em alguns países e afirmou que a indústria está pronta para recomeçar, enquanto as companhias aéreas precisam desenhar um plano estratégico próprio para realizar esta retomada com sucesso.

Para a Iata, a aviação está pronta para reconectar as Américas com o mundo a partir dos protocolos de segurança já aplicados, e a colaboração que o setor vem demonstrando. No entanto, o panorama global ainda não é positivo e aponta para uma recuperação integral apenas em 2024. Segundo a Iata, o número de passageiros cairá em 55% neste ano, colocando em risco 4,1 milhões de empregos e cerca de US$ 98 bilhões no PIB global que é proveniente da aviação e Turismo.

Confira abaixo o cenário da aviação em alguns países da América Latina.

ARGENTINA

Na Argentina, ainda é incerto quando a indústria poderá retomar suas operações, já que o seu ministro de Transportes, Mário Meoni, já negou a possibilidade de retomar os voos em setembro como havia sido previsto no começo da quarentena.

Uma notícia positiva é que o ministro do Turismo da Argentina propôs uma lei que possibilita 50% de reembolso para gastos com viagens como forma de promover o Turismo doméstico.

COLÔMBIA

O presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, anunciou a reabertura de 15 aeroportos para voos domésticos no dia 1 de setembro. No entanto, a Iata apontou para a necessidade urgente de assinar um decreto de retomada turística.

COSTA RICA

A Costa Rica anunciou a expansão da lista de países que podem voar para o país, incluindo alguns Estados específicos dos Estados Unidos. O seguro viagem é requisito para entrar na Costa Rica.

EQUADOR

No Equador, houve uma alteração nos requisitos para entrada no país. Agora, o período de isolamento na chegada é desnecessário caso o viajante apresente um teste negativo para o coronavírus.

PANAMÁ

No Panamá, os serviços aéreos estão muito restritos e a entrada está permitida apenas para cidadãos e residentes. No entanto, o aeroporto de Tocumen está sendo utilizado para conectar voos.

PARAGUAI

O Paraguai é outro país que ainda precisa de uma data específica para o reinício das operações internacionais. A boa notícia no país foi o alívio financeiro concedido a companhias aéreas e aeroportos. As aéreas receberam isenção temporária de tarifas de controle de tráfego, operações, estacionamento e assistência no solo; enquanto aos aeroportos foi concedido 50% de redução das taxas aplicáveis até 30 de junho de 2021.

PERU

No Peru, é preciso um esclarecimento sobre quando os voos internacionais terão permissão para reiniciar. A Iata está convocando as autoridades para trabalhar junto com a indústria para permitir que a aviação desempenha um papel fundamental na recuperação econômica do país.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS