Victor Fernandes   |   03/02/2022 10:35   |   Atualizada em 03/02/2022 10:42

Iata pede fim de testes nos EUA para viajantes vacinados

A entidade defende que viajantes vacinados não adiciona riscos adicionais à população dos Estados Unidos

Unsplash/Jesse Paul
A entidade defende que viajantes vacinados não adicionam riscos adicionais à população dos Estados Unidos
A entidade defende que viajantes vacinados não adicionam riscos adicionais à população dos Estados Unidos
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), em parceria com a Airlines for America (A4A) e 28 grupos norte-americanos e internacionais de aviação e viagens e Turismo, instou o governo dos Estados Unidos a remover o requisito de teste antes da partida para viajantes aéreos totalmente vacinados voando para os EUA.

A entidade defende que viajantes vacinados não adicionam riscos adicionais à população doméstica dos EUA. O aumento dos níveis de imunidade, a disseminação do covid-19 em todos os 50 estados dos EUA, o aumento das taxas de vacinação e novas opções terapêuticas apontam para a remoção do requisito de teste para viajantes totalmente vacinados.

“A experiência da Ômicron deixou claro que as restrições de viagem têm pouco ou nenhum impacto em termos de prevenção de sua propagação. Além disso, como a Ômicron já está amplamente presente nos EUA, os viajantes totalmente vacinados não trazem riscos extras para a população local. Os viajantes internacionais não devem enfrentar requisitos de triagem adicionais do que os aplicados às viagens domésticas. De fato, nesta fase da pandemia, as viagens devem ser gerenciadas da mesma forma que o acesso a shoppings, restaurantes ou escritórios”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

As organizações também observaram que a União Europeia recomendou que seus estados membros removam as restrições de viagem da covid-19 para viagens dentro da UE, e o Reino Unidoanunciou a remoção do teste antes da partida para viajantes aéreos vacinados entrarem no país. O Reino Unido concluiu que o custo para passageiros e companhias aéreas do mandato de testes não poderia mais ser justificado, pois não havia evidências de que o regime protegesse a população da covid-19.

Pesquisa recente por Oxera e Edge Health na Itália, Finlândia e Reino Unido apoiam a conclusão de que as medidas de viagem fazem pouco para controlar a propagação do covid-19 quando já está amplamente presente na população local. Os estudos descobriram que, se implementadas em um estágio muito inicial, as restrições de viagem podem, na melhor das hipóteses, atrasar o pico de uma nova onda em alguns dias e reduzir marginalmente o número de casos.

Além disso, a mais recente pesquisa de viajantes aéreos da Iata mostrou que 62% dos entrevistados apoiam a remoção de um requisito de teste para aqueles que estão totalmente vacinados.

“Remover o requisito de teste antes da partida para viajantes totalmente vacinados apoiará muito a recuperação de viagens e aviação nos EUA e globalmente sem aumentar a disseminação do covid-19 e suas variantes na população dos EUA. Não adianta fechar a porta do celeiro depois que o cavalo fugiu”, disse Walsh.

Tópicos relacionados