MERCADO

Accor prevê 500 hotéis atuando na América do Sul em 3 anos


Emerson Souza
Em pé, Abel Castro, Philippe Trapp, André Sena, Patrick Mendes, Fernando Viriato, Paulo Mancio e Olivier Hick. Sentados: Mauro Rial, Roberta Vernaglia e Antonietta Varlese
Em pé, Abel Castro, Philippe Trapp, André Sena, Patrick Mendes, Fernando Viriato, Paulo Mancio e Olivier Hick. Sentados: Mauro Rial, Roberta Vernaglia e Antonietta Varlese
O grupo Accor teve receita consolidada de 3,6 bilhões de euros no ano passado, um aumento de 16,9% em relação a 2017, e a América do Sul teve participação crescente nesse resultado positivo. De acordo com o CEO para a América do Sul, Patrick Mendes, ó objetivo é chegar a 500 hotéis em operação e a 150 em construção até 2022 na região.

Hoje são operados 375 hotéis (que somam 60 mil quartos), sendo 308 no Brasil (50 mil quartos) e 119 hotéis em pipeline. Globalmente, no ano passado, foram abertos 300 novos hotéis, sendo 52 unidades no continente sul-americano, o segundo maior crescimento em nível mundial, atrás apenas da Ásia. Também foram assinados 45 novos contratos, sendo 23 apenas no Brasil.

IMPORTÂNCIA DO BRASIL

A América do Sul conseguiu se recuperar em 2018 por causa da retomada da atividade econômica no Brasil, desde o último trimestre de 2017. A receita por quarto disponível (Revpar) da região cresceu 12,3% e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve alta de 22,8%, se comparados ao ano anterior.

Emerson Souza
CEO da Accor na América do Sul, Patrick Mendes
CEO da Accor na América do Sul, Patrick Mendes
“Temos um potencial de Turismo de negócios e lazer inexplorado no Brasil, algo que nos permite acreditar nas possibilidades para o futuro. E por este motivo, a Accor está forte e presente aqui e devemos continuar dessa maneira. Nossa expectativa é fechar 2019 com alta de 7% a 8% no País e abrir 30 hotéis este ano na América do Sul, sendo quase dois terços aqui”, explica o executivo. “Os hotéis serão abertos em formato de franquia, contratos de administração e alguns com investimento da própria Accor”, explica.

LEIA TAMBÉM:
Accor muda identidade visual e lança nova marca midscale
Diretora digital da Accor revela o perfil do novo viajante

Em geral, o portfólio da Accor possui hoje 4.780 hotéis, que somam 703 mil quartos, além de outros 1.118 em pipeline. Recentemente, o grupo lançou a sua nova identidade visual e as novas marcas Tribe, que deve ter pelo menos 20 unidades na América do Sul nos próximos cinco anos, e a The House of Originals, esta última em parceria com o SBE.


EXPANSÃO

Nos últimos quatro anos, a Accor cresceu significativamente na América do Sul, tendo hoje 14 marcas com um portfólio de 11% em marcas de luxo, 25% em midscale e 64% em econômico. Foram abertos mais de 150 hotéis desde 2015 devido também às aquisições de hotéis do portfólio de grupos, incluindo Posadas, BHG e Atton Hoteles.

Veja mais fotos do time da Accor na América do Sul:

Esta empresa apoia o Fórum PANROTAS 2019
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA