Movida

Rodrigo Vieira   |   12/11/2019 16:40   |   Atualizada em 12/11/2019 17:15

Decolar tira campanha do ar após repúdio de Abav e do trade

A principal associação de agentes de viagens do País enviou uma carta de repúdio à OTA líder de mercado e, além disso profissionais se manifestaram independentemente


Reprodução / Pixabay
Decolar tira campanha do ar
Decolar tira campanha do ar
A Decolar tirou do ar uma campanha on-line em vídeo após pressão de agentes de viagens e de entidades como a Abav Nacional. A principal associação da categoria enviou uma carta de repúdio à OTA líder de mercado e, além disso, até o momento mais de 630 pessoas assinam uma petição pública on-line que "repudia todo e qualquer ato que venha a denegrir (sic) a imagem de um agente de viagens. O marketing deve ser feito em prol das qualidades da empresa e não para atacar uma cadeia inteira de agências e agentes de viagens", aponta o documento.

O anúncio, que rodou no YouTube, mostrava um profissional com ar de charlatão fazendo a função de um agente de viagens, que tenta "empurrar" produtos aparentemente inadequados ao perfil dos clientes. No final do vídeo, a OTA passava a mensagem de que "é melhor escolher você mesmo".

"A Abav Nacional agiu imediatamente", garante a presidente da associação, Magda Nassar. "Eles se equivocaram e, por isso, conversei com o Alexandre Moshe [diretor geral da Decolar no Brasil]. A campanha foi retirada do ar."

Paralelamente a essa etapa, a Abav-SP, por meio de seu conselho de ética, está mobilizado na apuração da conduta, uma vez que a agência de viagens on-line é associada na entidade estadual.

Outra estadual que também se manifestou foi a Abav-MG. "A campanha coloca em tom vexatório o agente de viagens, sendo apenas uma 'figura/fantoche' desprovido de qualquer pensamento e conhecimento sobre o mercado", repudia o presidente da estadual, Alexandre Brandão.

Veja a carta da Abav-MG na íntegra:


DECOLAR RESPONDE

Ao Portal PANROTAS, a agência de viagens on-line se posicionou. Veja a resposta:
"A Decolar decidiu cancelar a campanha, levando em consideração o desconforto que possa ter gerado em alguns agentes de viagem. Informamos que a mesma já foi retirada do ar e reafirmamos nosso reconhecimento e respeito pelo setor. A Decolar é parceria do setor, e irá continuar trabalhando para fortalecer cada vez mais o Turismo no País".

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias