Rodrigo Vieira   |   08/02/2021 17:05   |   Atualizada em 08/02/2021 17:06

Cruzeiros oferecerão 566 mil leitos no verão; veja os navios

Confira também os protocolos feitos para assegurar a saúde e o bem-estar dos viajantes brasileiros


Divulgação
Temporada 2021/2022 vai de 31 de outubro a 19 de abril
Temporada 2021/2022 vai de 31 de outubro a 19 de abril
A temporada 2021/2022 de cruzeiros terá mais de 566 mil leitos ofertados no Brasil. Costa Toscana (6,554 leitos), Costa Favolosa (3.800 leitos), MSC Orchestra (3.223), MSC Preziosa (4.325), MSC Seaside (5.429), MSC sinfonia (2.679) e MSC Splendida (4.363) colocam à disposição 129 roteiros em 552 escalas. Os 566.280 leitos disponíveis superam a temporada 2019/2020 em 36 mil leitos de 31 de outubro a 19 de abril.

Rio de Janeiro, Santos (SP), Salvador, Angra dos Reis (RJ), Balneário Camboriú (SC), Búzios (RJ), Cabo Frio (RJ), Fortaleza, Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Itajaí (SC), Maceió, Porto Belo (SC), Recife e Ubatuba (SP), além de Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu são os destinos pelos quais os navios percorrerão no próximo verão.

Divulgação
A presença de Maceió em roteiros de cruzeiros é um dos grandes destaques da próxima temporada
A presença de Maceió em roteiros de cruzeiros é um dos grandes destaques da próxima temporada
De acordo com a Clia Brasil, alguns pontos importantes contam a favor da temporada nacional, como a retomada da navegação em diversas partes do mundo, como Itália, Cingapura, Taiwan, Japão, Taiti e Ilhas Canárias. "Isso mostra que os robustos protocolos da Clia Internacional, aprovados e aplicados pelo setor, sempre em concordância com as autoridades locais, têm alcançado o resultado almejado: um retorno seguro e cauteloso, feito em etapas e com medidas que abordam a segurança dos cruzeiristas desde a compra da viagem até seu retorno para casa", aponta a Clia Brasil.

VEJA PROTOCOLOS JÁ ADOTADOS PELA INDÚSTRIA DE CRUZEIROS

- Embarque – Teste pré-embarque em todos os hóspedes com triagem rigorosa. Tripulantes com três testes antes do embarque e a cada semana a bordo.

- Procedimentos a bordo – Uso de máscaras, distanciamento, menor ocupação, ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes.

- Saúde a bordo – Plano de contingência, corpo médico especialmente treinado para avaliações constantes, monitoramento contínuo por dispositivos pessoais e pela tripulação treinada, estrutura com todos os modernos recursos para atendimento dos hóspedes e tripulantes.

- Excursões – Protocolos especiais, coordenação com os municípios, cancelamento do reembarque para hóspedes que não cumprem as regras.

No Brasil, esses mesmos protocolos seguem em processo de aprovação. “Já começamos nossas reuniões com a Anvisa, dando continuidade ao nosso trabalho sempre feito em estreita colaboração com as autoridades responsáveis. Estamos definindo um cronograma para que nos próximos meses possamos ter a aprovação da temporada, confiantes de que os procedimentos de segurança preparados pelo setor possam atender aos mais altos graus de exigência, sempre prontos para possíveis ajustes de acordo com o cenário da pandemia”, pondera o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.

RETOMADA SERÁ GRADUAL
Ao Portal PANROTAS, Marco Ferraz ainda diz que a Clia Brasil prevê uma retomada gradual, em fases. "A boa notícia é que cruzeiristas e não-cruzeiristas já estão nos procurando bastante. Já começamos as reuniões com a Anvisa na semana passada, e eles estão muito parceiros da Clia. Estamos montando cronograma de trabalho e nos próximos meses devemos ter protocolos aprovados. Ainda assim, os protocolos têm evolução que vêm de fora do País, com as experiências do cruzeiro lá de fora”, aponta Ferraz.

COMPROMISSO AMBIENTAL
A Clia aponta que seus associados já investiram US$ 23,5 bilhões em novos navios com novas tecnologias e combustível mais limpo para reduzir as emissões de carbono. A meta é reduzir em 40% até 2030 as emissões do gás poluente em comparação com 2008. Serão mais 24 navios movidos a GNL (gás natural liquefeito) até 2027.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias