Marcel Buono   |   14/08/2019 23:34   |   Atualizada em 15/08/2019 02:07

BID e gestores públicos comemoram troca de experiências

Intitulado Caminhos para o Futuro do Turismo Brasileiro, o evento teve como foco temas como tecnologia, sustentabilidade, qualificação do trabalho e governança

Gestores públicos de diferentes municípios e Estados espalhados pelo território brasileiro, assim como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, saíram satisfeitos da primeira Jornada BID para o Turismo realizada nos atuais moldes no Brasil. Intitulado Caminhos para o Futuro do Turismo Brasileiro, o evento teve como foco temas como tecnologia, sustentabilidade, qualificação do trabalho e governança.

Emerson Souza
Pedro Martel, diretor de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Gestão de Riscos de Desastres do BID
Pedro Martel, diretor de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Gestão de Riscos de Desastres do BID
“Esta foi a primeira vez que fizemos um evento neste modelo no Brasil e acredito que tenha sido um sucesso. Em encontros como este podemos ter uma visão mais ampla de como o setor vê o futuro, assim como os desafios que precisam ser enfrentados em busca do seu desenvolvimento. Com discussões integradas, podemos pensar em soluções para cada caso de maneira mais efetiva, analisando como o banco pode auxiliar por meio de financiamentos, assistência técnica e compartilhamento de conhecimentos”, comentou o diretor de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Gestão de Riscos de Desastres do BID, Pedro Martel.

LEIA TAMBÉM
BID reúne gestores para debater caminhos do Turismo
Desigualdade social impede grande qualificação no Turismo
BID destaca Turismo sustentável de impacto em Pernambuco

“Foram dois dias fenomenais de trabalho, com muita troca de experiências e riqueza de conhecimento. Serviu para confirmar que acertamos nos quatro principais temas abordados e para mostrar que precisamos estreitar conversas com o intuito de gerar uma coesão entre as áreas envolvidas. O banco tem como uma de suas missões proporcionar tais articulações, compartilhando erros e acertos cometidos em diferentes regiões do País”, acrescentou a especialista em Sustentabilidade do BID, Denise Levy.

Emerson Souza
Denise Levy, especialista em Sustentabilidade do BID
Denise Levy, especialista em Sustentabilidade do BID
Durante o evento, que começou às 9h e terminou apenas depois das 18h, as palestras seguidas de debates proporcionaram uma grande troca de experiências entre gestores públicos de diversos destinos brasileiros, revelando que os desafios enfrentados por eles são semelhantes, apesar das diferenças existentes em cada localidade.

LEIA MAIS
BID revela resultados em Barbados e Salta (Argentina)
BID destaca uso de parcerias público-privadas no Turismo
Projetos inspiradores ganham voz na Jornada BID de Turismo

“O Brasil é enorme e conta com destinos muito distintos, porém, os desafios enfrentados por eles são muito parecidos. Temos que pensar em um Turismo direcionado, com a união dos setores público, privado, além do terceiro setor, em busca da sustentabilidade. Assim, teremos um Turismo cada vez mais desenvolvido, gerando mais renda aos envolvidos. Estamos satisfeitos por dar início a essa aproximação e pretendemos realizar eventos como este com mais frequência futuramente”, comentou a especialista em Turismo do BID, Juliana Bettini.

Emerson Souza
Juliana Bettini, especialista em Turismo do BID
Juliana Bettini, especialista em Turismo do BID
“O desafio da governança turística é muito similar em todos os países da região, mas cada um tem suas particularidades. Há países em que a distância entre o setor privado e o público é muito grande. Em outros, menor. No Brasil, há um diálogo, mas eles ainda precisam se aproximar para acertar alguns detalhes. Cada lugar tem um contexto específico envolvido e a forma de pensar o setor, com a introdução de novas tecnologias, tem muito a ver com uma integração entre o público e o privado”, acrescentou Pedro Martel.

“Temos recursos para investir na região, mas a forma que se define os projetos depende das demandas dos países. Uma vez aprovado, banco e país trabalham juntos no projeto”, completou o diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A PANROTAS é media partner da Jornada BID para o Turismo.

Tópicos relacionados