Marcel Buono   |   07/11/2019 15:01   |   Atualizada em 07/11/2019 16:08

Braztoa e especialistas exaltam evolução de prêmio sustentável

Premiação contou com 180 inscritos de 114 municípios divididos em seis categorias: Academia, Agências de Viagens, Associados Braztoa, Hospedagens, Mídia e Parceiros

A Convenção Braztoa 2019 terminou oficialmente na manhã desta quinta-feira (7), em Canela, na Serra Gaúcha, com seus organizadores e participantes satisfeitos com o desenrolar da programação realizada nos últimos dias. De acordo com associados e membros do júri que escolheram os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020, a evolução da temática sustentável é evidente no Brasil, sendo exemplificada na qualidade dos inscritos.

Marcel Buono
Jurados da premiação com diretoria da Braztoa e prefeitura de Canela
Jurados da premiação com diretoria da Braztoa e prefeitura de Canela
“Neste ano tivemos o nível mais alto de inscritos desde o início da premiação, em 2012, o que mostra um amadurecimento das pessoas em relação a questões que envolvem a sustentabilidade não só no Turismo como na sociedade de modo geral. Chegamos mais longe quando estamos de mãos dadas, trabalhando juntos e entendendo que incluir, abraçar, respeitar as diferenças também faz parte de uma vida sustentável”, comentou a CEO da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Monica Samia.

“A cada ano nos tornamos mais exigentes e, há 20 anos, o discurso sobre meio ambiente e sustentabilidade no Brasil era muito superficial. Hoje, esta evolução é nítida e pode ser e evidenciada pela quantidade e qualidade dos inscritos nas diferentes categorias da premiação promovida pela Braztoa. Todos os finalistas podem ser considerados vencedores”, declarou o jurado costa-riquenho Ronald Sanabria, da Rainforest Alliance.

LEIA TAMBÉM
Braztoa Seeds começa focado na preservação dos oceanos
Turismo sustentável é debatido em painéis do Braztoa Seeds
Convenção Braztoa tem aula em meio à natureza de Canela (RS)

Neste ano, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade contou com 180 inscritos de 114 municípios e 22 Estados brasileiros divididos em seis categorias: Academia, Agências de Viagens, Associados Braztoa, Meios de Hospedagem e Resorts, Mídia e Parceiros do Turismo. Menções honrosas também foram feitas à Emirates e à cidade de Canela, destino anfitrião do evento. Em 2020, a Convenção Braztoa será realizada em seis municípios da Serra Catarinense.

Marcel Buono
Roberto Nedelciu, Estela Farina, Constantino Orsolin, Marina Figueiredo, Frederico Levy, Monica Samia e Ângelo Thurles
Roberto Nedelciu, Estela Farina, Constantino Orsolin, Marina Figueiredo, Frederico Levy, Monica Samia e Ângelo Thurles
“Estar aqui alimenta a nossa alma e nos motiva a seguir fazendo o nosso trabalho. A Universidade de Brasília, em parceria com a Braztoa, tem monitorado o desenvolvimento de todos os vencedores de edições passadas, mapeando e medindo os impactos de suas ações para as comunidades envolvidas. Todas essas iniciativas têm potencial para incentivar outros destinos que podem praticar um Turismo mais sustentável”, completou a professora da UnB, Helena Costa.

Além de Ronald Sanabria e Helena Costa, a banca de jurados foi composta por Ariane Janér (Global Ecotourism Network – GEN), Chiara Gadaleta (Portal Ecoera/Discovery Channel), Elisa Dettoni (ONU Meio Ambiente), Fernando Kanni (Horwath HTL), Gabrielle Nunes (Ministério do Turismo), Mariana Aldrigui (USP), Jéssica Kobayashi (Senac), João Paulo Faria Tasso (UNB) e Luiz Oliveira (Prefeitura de Ilhabela).

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias