Marcel Buono   |   07/11/2019 15:01
Atualizada em 07/11/2019 16:08

Braztoa e especialistas exaltam evolução de prêmio sustentável

Premiação contou com 180 inscritos de 114 municípios divididos em seis categorias: Academia, Agências de Viagens, Associados Braztoa, Hospedagens, Mídia e Parceiros

A Convenção Braztoa 2019 terminou oficialmente na manhã desta quinta-feira (7), em Canela, na Serra Gaúcha, com seus organizadores e participantes satisfeitos com o desenrolar da programação realizada nos últimos dias. De acordo com associados e membros do júri que escolheram os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020, a evolução da temática sustentável é evidente no Brasil, sendo exemplificada na qualidade dos inscritos.

Marcel Buono
Jurados da premiação com diretoria da Braztoa e prefeitura de Canela
Jurados da premiação com diretoria da Braztoa e prefeitura de Canela
“Neste ano tivemos o nível mais alto de inscritos desde o início da premiação, em 2012, o que mostra um amadurecimento das pessoas em relação a questões que envolvem a sustentabilidade não só no Turismo como na sociedade de modo geral. Chegamos mais longe quando estamos de mãos dadas, trabalhando juntos e entendendo que incluir, abraçar, respeitar as diferenças também faz parte de uma vida sustentável”, comentou a CEO da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Monica Samia.

“A cada ano nos tornamos mais exigentes e, há 20 anos, o discurso sobre meio ambiente e sustentabilidade no Brasil era muito superficial. Hoje, esta evolução é nítida e pode ser e evidenciada pela quantidade e qualidade dos inscritos nas diferentes categorias da premiação promovida pela Braztoa. Todos os finalistas podem ser considerados vencedores”, declarou o jurado costa-riquenho Ronald Sanabria, da Rainforest Alliance.

LEIA TAMBÉM
Braztoa Seeds começa focado na preservação dos oceanos
Turismo sustentável é debatido em painéis do Braztoa Seeds
Convenção Braztoa tem aula em meio à natureza de Canela (RS)

Neste ano, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade contou com 180 inscritos de 114 municípios e 22 Estados brasileiros divididos em seis categorias: Academia, Agências de Viagens, Associados Braztoa, Meios de Hospedagem e Resorts, Mídia e Parceiros do Turismo. Menções honrosas também foram feitas à Emirates e à cidade de Canela, destino anfitrião do evento. Em 2020, a Convenção Braztoa será realizada em seis municípios da Serra Catarinense.

Marcel Buono
Roberto Nedelciu, Estela Farina, Constantino Orsolin, Marina Figueiredo, Frederico Levy, Monica Samia e Ângelo Thurles
Roberto Nedelciu, Estela Farina, Constantino Orsolin, Marina Figueiredo, Frederico Levy, Monica Samia e Ângelo Thurles
“Estar aqui alimenta a nossa alma e nos motiva a seguir fazendo o nosso trabalho. A Universidade de Brasília, em parceria com a Braztoa, tem monitorado o desenvolvimento de todos os vencedores de edições passadas, mapeando e medindo os impactos de suas ações para as comunidades envolvidas. Todas essas iniciativas têm potencial para incentivar outros destinos que podem praticar um Turismo mais sustentável”, completou a professora da UnB, Helena Costa.

Além de Ronald Sanabria e Helena Costa, a banca de jurados foi composta por Ariane Janér (Global Ecotourism Network – GEN), Chiara Gadaleta (Portal Ecoera/Discovery Channel), Elisa Dettoni (ONU Meio Ambiente), Fernando Kanni (Horwath HTL), Gabrielle Nunes (Ministério do Turismo), Mariana Aldrigui (USP), Jéssica Kobayashi (Senac), João Paulo Faria Tasso (UNB) e Luiz Oliveira (Prefeitura de Ilhabela).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1660 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS