Laura Enchioglo   |   06/08/2025 13:19
Atualizada em 06/08/2025 15:10

CEO da Decolar crê em crescimento acelerado após aquisição pela Prosus

Damián Scokin destacou a sinergia com outras plataformas, como iFood e Sympla, e importância do Brasil


Divulgação
Damián Scokin, CEO da Decolar
Damián Scokin, CEO da Decolar

O CEO da Decolar está no Brasil e, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, falou pela primeira vez sobre a aquisição pela Prosus, empresa global de tecnologia também detentora do iFood e Sympla. Damián Scokin destacou o potencial da aquisição em acelerar o crescimento da Decolar na América Latina e a oportunidade em colaborar com as outras plataformas do portfólio da Prosus.

"Nos inspiramos em crescer sempre acima do mercado, que é o que acontece este ano, apesar dos números do setor estarem abaixo do esperado. Estamos ganhando market share e, com a Prosus, queremos acelerar o nosso crescimento", destacou Daminán.

Este crescimento, segundo Scokin, está atrelado a dois fatores: uma base maior e contato mais profundo com o consumidor.

"A Prosus vai nos dar acesso a uma base maior, teremos mais pontos de acesso com os consumidores em diferentes interações que o ecossistema pode ter. Isso vai acelerar o nosso crescimento no Brasil e em outros países"

Damián Scokin, CEO da Decolar

O trabalho já começou. Os assinantes do Clube iFood, por exemplo, possuem desconto em hospedagens em parceria com a Decolar. Para além disso, a sinergia entre Decolar, iFood e Sympla estará também em estratégias de marketing combinadas e em entender, conjuntamente, a jornada do cliente. "Não vamos integrar tecnologias, mas vamos nos comunicar, trabalhar em sinergia para entender o consumidor", destacou.

A própria Prosus já havia destacado a iniciativa após a compra da Decolar. Desde o início, a empresa apontava o plano de criar sinergias entre a Decolar e seus outros negócios regionais, como o iFood.

Divulgação
Damián Scokin reforçou a importância do Brasil para a Decolar. Hoje, o país representa 40% do negócio - e está chegando nos 50%
Damián Scokin reforçou a importância do Brasil para a Decolar. Hoje, o país representa 40% do negócio - e está chegando nos 50%

O crescimento através desses "ecossistemas" de empresas foi o tema do debate que trouxe Damián ao Brasil. No evento iFood Move, em São Paulo, líderes da Sympla, Uber, e iFood - além da Decolar - destacaram esse trabalho em conjunto para alavancar negócios.

O CEO da Decolar apontou como os dados podem auxiliar nesse processo. "Um turista de São Paulo que está indo ao Nordeste, por exemplo, pode receber indicações de restaurantes parecidos àqueles que ele pede ou visita regularmente onde ele mora", explicou. Com acesso as informações, a entrega se torna muito mais personalizada.

Importância do Brasil e crescimento no B2B

Damián Scokin reforçou a importância do Brasil para a Decolar. Hoje, o país representa 40% do negócio - e está chegando nos 50%. Em painel no evento do iFood, o CEO da empresa destacou a humildade necessária para entender que o Brasil teria que ser o mercado prioritário na América Latina.

"Nascemos na Argentina, mas tivemos humildade para entender que os maiores mercados na região eram o Brasil e o México. Por isso somos muito mais fortes aqui do que na Argentina"

Damián Scokin, CEO da Decolar

O crescimento da Decolar também passa pelo B2B. A HotelDO, operadora do grupo, segue crescendo, e as lojas físicas, espalhadas pela América Latina, trazem resultados positivos para a empresa.

"Estamos com muito sucesso nas distintas verticais desse negócio. A HotelDO cresce com muito êxito e nossas lojas físicas estão indo muito bem. Temos 30 abertas no momento, entre Brasil, Argentina, México, Peru, Colômbia e Chile, e têm dado resultados superpositivos", disse.

Tecnologia na Decolar

A base da Decolar foi e segue sendo a tecnologia. Em seus 25 anos de história, muita coisa mudou, e a empresa segue se renovando e investindo muito no ramo.

Em março de 2024, a Decolar lançou o assistente de viagens Sofia, movido por inteligência artificial generativa, capaz de interagir de forma personalizada com os usuários e ajudar na busca e reserva de viagens. "O nosso maior investimento em tecnologia segue sendo a IA generativa, temos a assistente virtual mais potente da indústria e seguimos com foco nisso", finalizou Damián.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados