As notícias mais lidas da 1ª semana de agosto: confira ranking e resumo
Destinos, cruzeiros, aviação, política e distribuição estão entre os temas mais procurados

Agosto começa com notícias importantes do Turismo que movimentaram o Portal PANROTAS.
Destinos, cruzeiros, aviação, política e distribuição estão entre os temas mais procurados. A seguir, confira um curto resumo das 10 mais lidas da semana. Lembrando que você sempre pode acessar panrotas.com.br/ranking para ler os rankings segmentados por cada editoria.
1. Gramado (RS) revê expansão do Turismo, e secretário defende pausa para "reflexão"
Gramado suspendeu temporariamente a emissão de alvarás para novos empreendimentos turísticos por seis meses. A medida visa reavaliar o crescimento da cidade que caminha para ter mais de 36 mil leitos hoteleiros, buscando sustentabilidade econômica e ambiental.
2. EUA passarão a exigir caução de até US$ 15 mil para certos tipos de visto
Os Estados Unidos implementarão um programa-piloto exigindo caução de até US$ 15 mil para determinados vistos de Turismo e negócios, em busca de combater visitantes que permanecem no país após o vencimento dos vistos. A medida entra em vigor em 20 de agosto e durará cerca de um ano. Contudo, como publicamos posteriormente, o Brasil ficou de fora da lista inicial desta cobrança.
3. MSC Cruzeiros deixa de comercializar o pacote de bebidas Easy Plus
A MSC Cruzeiros anunciou que o pacote de bebidas Easy Plus deixa de ser comercializado a partir de 1º de agosto. A empresa mantém os pacotes "Easy", "Premium Extra", "Pacote sem álcool" e "Pacote para menores", simplificando as opções para os hóspedes.
4. Emissão de vistos americanos para brasileiros cai 25% até maio de 2025
A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos emitiram 379,3 mil vistos para brasileiros nos primeiros cinco meses de 2025, queda de 24,8% em comparação ao mesmo período de 2024. Apesar da redução, o Brasil foi o quarto país que mais emitiu vistos americanos no período.
5. COP 30: ABIH-PA rebate críticas e diz que hotéis ofertaram quartos a preços acessíveis
A ABIH-PA rebateu críticas sobre preços excessivos de hotéis para a COP 30 em Belém, afirmando que disponibilizou 500 apartamentos com tarifas acessíveis entre US$ 100 e US$ 300 conforme solicitado pela organização do evento. A associação culpa problemas na plataforma de hospedagem oficial.
6. Embaixada dos EUA incentiva brasileiros a solicitarem visto para Copa do Mundo
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nas redes sociais um post incentivando brasileiros a solicitarem visto para aproveitarem os jogos da Copa do Mundo de 2026, que acontece nos EUA, México e Canadá. O incentivo ocorre em meio a discussões sobre possíveis restrições de vistos.
7. Viagens corporativas movimentam recorde histórico de R$ 12,5 bilhões em maio
O setor de viagens corporativas registrou recorde de faturamento em maio, movimentando R$ 12,5 bilhões, crescimento de 8,9% em relação ao mesmo mês de 2024. O acumulado dos cinco primeiros meses de 2025 atingiu R$ 57,9 bilhões, marca histórica com crescimento de 7,9%.
8. Azul projeta saída do Chapter 11 entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026
A Azul pretende concluir o processo de reestruturação judicial nos Estados Unidos entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026. O plano prevê mudança drástica na operação, eliminando 53 rotas, saindo de 13 cidades e reduzindo a frota em mais de 35%, além da eliminação de mais de US$ 2 bilhões em dívidas.
9. Aeroporto de Congonhas avança para ter voos internacionais
A Aena Brasil promete que Congonhas terá voos internacionais a partir de 2028, após reforma completa que aumentará de 30 para 37 posições de voos. A concessionária já dialoga com companhias aéreas brasileiras e sul-americanas para operar voos para Buenos Aires, Santiago e outros destinos da América Latina.
10. CEO da Decolar crê em crescimento acelerado após aquisição pela Prosus
O CEO da Decolar, Damián Scokin, falou sobre a aquisição pela Prosus e destacou o potencial para acelerar o crescimento na América Latina através de sinergias com iFood e Sympla. O Brasil representa 40% do negócio da empresa e está chegando aos 50%, sendo o mercado prioritário na região.