Renato Machado   |   29/09/2017 15:20

Praticamente ilesa a furacões, Cuba quer mais brasileiros

A temporada de furacões no Caribe foi intensa (e catastrófica) em 2017. Alguns locais da região, no entanto, pouco sofreram. Ilha com maior extensão do mar do Caribe, Cuba é um dos destinos que já está 100% operativo em seus principais produtos. A re

Marluce Balbino
Mariano Fernández Arias, conselheiro de Turismo de Cuba para o Brasil
Mariano Fernández Arias, conselheiro de Turismo de Cuba para o Brasil
A temporada de furacões no Caribe foi intensa (e catastrófica) em 2017. Alguns locais da região, no entanto, pouco sofreram. Ilha com maior extensão do mar do Caribe, Cuba é um dos destinos que já está 100% operativo em seus principais produtos. A região central do país foi a que mais sofreu, mantém hotéis fechados, mas estará pronta para a próxima temporada, garante o conselheiro de Turismo de Cuba, Mariano Fernández Arias.

“O governo de Cuba reconhece a importância do Turismo e tem trabalhado para recuperar instalações hoteleiras, estruturas civis e áreas verdes”, afirma Arias. Segundo o dirigente, o centro da ilha foi a única região afetada pelo Irma, em destinos como Cayo Coco e Santa María. “Cuba está quase que totalmente recuperada. Alguns hotéis ficaram fechados e vão abrir parcialmente em outubro. Em novembro já estarão 100%”, garante. Havana e Varadero, as cidades mais buscadas pelos brasileiros, seguem totalmente operativas.

Além de tranquilizar o mercado, a presença do país na Abav Expo é também uma tentativa de apresentar a variedade de destinos que o país possui. “Oferecemos praia e sol, mas também cultura e eventos”, diz Mariano Arias. “Hoje o brasileiro basicamente vai a Varadero e Havana. Queremos que ele vá também a outros locais. Nossa função principal é posicionar Cuba e sua marca ‘Autêntica Cuba’ ao público final. Diversificar os nichos, os motivos de viagens e destinos turísticos.”

Promover a emissão de brasileiros ao país é um esforço que demanda uma relação próxima entre a ilha e os profissionais do Turismo. “Cuba necessita do trade para fazer as vendas, mantemos a relação com operadores e agentes e não vamos renunciar a isso,” garante. “Cuba é um dos países que conservam 100% dos canais tradicionais, é de onde tiramos nosso maior volume de vendas.”

Hoje o Brasil representa apenas o 20º maior emissor à ilha – lista que é encabeçada “com sobras” por Canadá, seguido de Estados Unidos e depois cubanos que vivem no exterior. Em 2016, 20 mil brasileiros desembarcaram em Cuba e a projeção para 2017 é que o ano feche com 25 mil visitantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Colaboração para o Portal PANROTAS

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!