Artur Luiz Andrade   |   23/10/2020 10:47
Atualizada em 23/10/2020 10:53

Hotelaria e locação têm melhor recuperação em gastos com cartão ELO

Empresas aéreas e agências de viagens continuam com quedas altas, segundo dados da ELO

Marcelo Marques, diretor da ELO
Marcelo Marques, diretor da ELO
O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Elo, Marcelo Marques, durante a LIVE PANROTAS – Retomada das Viagens, que ocorreu ontem, deu dados sobre a recuperação dos gastos com viagens e entretenimento, depois de meses de quedas de mais 80% (casos de abril e maio). Durante a live foi lançada a pesquisa A Jornada dos Viajantes Brasileiros - Insights para o Turismo, realizada pelo TRVL LAB, em parceria com a ELO.

De acordo com Marques, abril apresentou a pior queda do faturamento do setor T&E (Turismo e Entretenimento) em relação ao período pré-covid: diminuição de -83% no crédito e de -73% no débito. Passados cinco meses, em setembro esses números apresentaram melhoras, mesmo que ainda em um cenário de faturamento inferior. A queda foi de -40% no crédito e -16% no débito. Destaque para aluguel de veículos, que cresceu +5% em setembro.

Segundo os dados da ELO, companhias aéreas e agências de viagens ainda são as que mais sofrem: ainda estão com queda de -50% em setembro em relação ao período pré-covid. Já a hotelaria vem apresentando ótima recuperação e no último mês melhorou 21 pontos, chegando a uma diminuição de apenas -15% em setembro. “Estamos ainda com faturamento abaixo do período pré-covid, mas com uma evolução positiva acentuada nos últimos meses”, diz Marques.

FOCO NO CHECK-OUT
Em uma dica relevante para o mercado, Marcelo Marques destacou a importância da autonomia (para o viajante), uma das tendências apontadas pela pesquisa do TRVL LAB, também nos meios de pagamento. “Não temos movimentos fortes de retomada das viagens corporativas neste momento. Mas com a pandemia, todo mundo está tendo que se reinventar, mesmo as viagens B2B. Nessa linha, a questão do pagamento é super importante na jornada do cliente, que, muitas vezes, acaba tendo problema no check-out e não consegue finalizar o pagamento. Se eu posso dar uma dica é: cuidado com o check-out e ofereça todas as opções de pagamento para o seu cliente”, afirmou na live.

Assista ao vídeo da live com a análise da pesquisa.
Conheça os 10 perfis dos viajantes brasileiros.
Baixe a pesquisa gratuitamente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.