Henrique Santiago   |   01/11/2018 11:21

Chile aprova JBA do Grupo Latam com American e IAG

Além de Chile, o JBA entre Grupo Latam, American e IAG foi aprovado pelas autoridades do Brasil, da Colômbia e do Uruguai

Emerson Souza
Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam, em visita a São Paulo no ano de 2016
Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam, em visita a São Paulo no ano de 2016
O Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile aprovou nesta quarta-feira (31) o Joint Business Agreement (JBA) entre o Grupo Latam Airlines, American Airlines e a International Airlines Group, holding que detêm as companhias aéreas British Airways e Iberia. A medida é válida para passageiros e cargas.

"Esta decisão, em princípio, é um importante precedente para a aviação em nossa região. Como tem sido demonstrada em outras partes do mundo onde os JBAs já são uma realidade, esta é uma oportunidade para garantir o crescimento da indústria, aumentar o tráfego de passageiros e aproximar o Chile do mundo bem como promover o turismo, viagens de negócios e economia através da aviação ", disse o CEO do Grupo Latam Airlines, Enrique Cueto.

LEIA TAMBÉM:
Após eleições, CEO da Latam vê Brasil com otimismo e cautela

A Latam atualmente analisa as implicações das medidas de mitigação do tribunal chileno e, segundo comunicado, comunicará sua posição, uma vez que tenham sido avaliados.

Desde o anúncio do acordo, em 2016, o JBA da Latam com as duas empresas foi aprovado no Brasil pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na Colômbia (Aerocivil) e no Uruguai (Dinacia).

Além dessa parceria com as transportadoras, a Latam anunciou, também em 2016, a venda de 10% de suas ações para a Qatar Airways.

COMO FUNCIONA O JBA
Segundo o Grupo Latam, após a implementação gradual, serão entregues importantes benefícios para os clientes da holding e de suas subsidiárias. Um dos principais é o acesso a uma rede de mais de 420 destinos para a Latam (Europa, Estados Unidos, Canadá e América do Sul).

Ainda, inclui melhores tempos de conexão, maior oferta de assentos, grande potencial de desenvolvimento de novas rotas e mais voos diretos a destinos novos ou já operados pelo Grupo Latam são alguns exemplos citados.

Vale ressaltar que todos os novos serviços e opções também estarão disponíveis para os associados programas de passageiros frequentes do Grupo Latam Airlines.

Tópicos relacionados