Karina Cedeño   |   11/09/2025 12:28

Jerome explica como a Latam reposicionou seu produto para atender o passageiro corporativo

Jerome Cadier falou dos investimentos feitos pela companhia aérea para atender o passageiro de negócios


PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, participou de painel no evento Travel & Expense Summit, junto ao cofounder e VP de Produto da Paytrack, Edson Gonçalves. Na ocasião, ele falou sobre o reposicionamento e os investimentos que a companhia aérea começou a fazer em 2018 e 2019 para atender melhor o passageiro corporativo.

"Naquela época nós percebemos que o posicionamento da companhia estava voltado para uma defesa contra a chegada de low costs, que é o que aconteceu no Peru, no Chile, no Equador, na Argentina. E a gente se preparou para isso no Brasil, mas não aconteceu. As companhias brasileiras acabaram praticamente se transformando em low costs ou no modelo híbrido e vimos que, naquele momento, estávamos perdendo a conexão com o passageiro corporativo tradicional, que sempre foi fiel à Tam, depois à Latam. Então, decidimos fazer um reposicionamento"

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Vale destacar que a companhia aérea liderou o ranking de viagens aéreas corporativas do Brasil no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). E todo este reposicionamento se materializou, segundo ele, com investimentos nas seguintes ações:

Pontualidade

"Trouxemos mais aeronaves de backup para funcionar quando há algum problema ou para compensar algum atraso na rede. Revisamos todos os processos para garantir que o produto se tornasse muito mais pontual do que antes e, desde 2019, a Latam está entre as cinco companhias aéreas mais pontuais do mundo todos os meses", conta Jerome.

Produto

"Essa foi uma mudança importante. Investimos no produto e um dos resultados foi o lançamento da Premium Economy nos voos domésticos, que é uma classe diferente da Economy e é flexível, com configuração que pode ser mudada de acordo com a rota, o destino ou o horário, e tem um serviço melhor, não tem a ocupação do assento meio", conta Cadier.

Segundo ele, a Premium Economy foi desenhada para o passageiro corporativo que, eventualmente precisa trabalhar e aproveita o assento desocupado ao lado para colocar suas coisas, sai da aeronave primeiro, entra quando quiser, tem um espaço reservado. "É um produto claramente voltado para o mercado corporativo", afirma.

Comunicação e personalização do serviço

"Melhoramos o programa de fidelidade, mas sempre buscando que cada um tenha uma experiência de acordo com a sua necessidade, Proporcionamos uma experiência mais voltada ao mercado corporativo e isso sem perder o volume. Eu preciso de volume. E aí eu também estimulo via preço. Quem é mais sensível a preço, que é o passageiro que viaja a Turismo, compra com muita antecipação", disse Jeroem.

"Então, a Latam tem uma combinação de volume e de agressividade no preço, mas também tem um produto mais customizado. Uma das coisas que a gente fez antes e durante a pandemia foi manter uma eficiência operacional muito grande, que permite termos tenha margens sustentáveis para voltar a investir no negócio e continuar crescendo"

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Aprendizados e experiências com o Chapter 11

PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, da Latam, e Edson Gonçalves, da Paytrack, durante painel realizado no evento Travel & Expense Summit
Jerome Cadier, da Latam, e Edson Gonçalves, da Paytrack, durante painel realizado no evento Travel & Expense Summit

Jerome Cadier também falou sobre sua experiência durante o Chapter 11 da Latam e o que ficou de aprendizado do período.

“Tivemos tempos muito difíceis, porque passamos pelo Chapter 11 no meio da pandemia. E tínhamos uma dúvida muito grande se voltaríamos a ter a mesma quantidade de voos, não conseguíamos fazer um plano direito porque não sabíamos quanto de demanda ia ter. Meus dois concorrentes passaram pelo Chapter 11, um ainda está nele, o outro saiu recentemente, com uma demanda muito mais firme, em um momento de muito mais segurança do ponto de vista de receita do que a gente passou", comenta Jerome Cadier.

"A pandemia e o Chapter 11 foram uma crise muito profunda na Latam, e que fizeram a gente repensar absolutamente tudo. E aqui entra também um pouco da experiência pessoal. Quando você que a empresa está perto de não existir mais, você também ganha com isso uma liberdade muito grande de pensar o que é preciso fazer para mudar. E ter a coragem de enfrentar eventualmente paradigmas ou coisas que você de alguma forma não queria enfrentar. É ter uma coragem que te segue depois disso. Hoje eu acho que a Latam está pronta para enfrentar absolutamente qualquer coisa”

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil


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Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.