Artur Luiz Andrade   |   28/12/2020 15:59   |   Atualizada em 29/12/2020 00:53

Abav celebra 67 anos de atuação pelo agente de viagens

Entidade é presidida por Magda Nassar e está presente em todo o País

Magda Nassar
Magda Nassar
Fundada em 28 de dezembro de 1953, a Abav comemora hoje seus 67 anos, estando presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal e como a voz mais representativa da classe de agentes de viagens. No ano da pandemia, sob o comando de Magda Nassar, atual presidente, a entidade investiu nas negociações com Brasília, para aprovação de medidas que atenuassem o impacto da covid-19 no setor de agenciamento, na capacitação on-line e no fortalecimento da rede de Abavs, evidenciada no evento Abav Collab de setembro passado.

Pela primeira vez o governo, por meio de um parecer da Senacom, do Ministério da Justiça, reconheceu que a agência de viagens não pode ser solidária a toda a viagem comprada pelo cliente e sim apenas por seu serviço. A Abav também conseguiu que a agência possa reter a comissão na hora do reembolso por causa da pandemia, já que todo o trabalho de reservas, remarcações e planejamento da viagem foi feita pelo agente de viagens, assim como a assistência ao cliente em todo o processo.

A entidade agora aguarda o anúncio pelo MTur da medida provisória que reduzirá para 6% a partir de 2021 do importo de renda sobre remessas ao Exterior. A Abav quer ver esse imposto zerado, por considerá-lo indevido, mas por enquanto o governo acena com a redução para 6%. O ministro Gilson Machado prometeu o anúncio para breve.

Para 2021 a Abav definiu seus pilares de atuação e sua nova estrutura na Nacional. Clique aqui para saber.

Recentemente a entidade, fundada por 15 agências, no Rio de Janeiro, criou um grupo de trabalho com 25 agências de todo o País, tendo como foco as viagens de luxo.

Reprodução Abav
As 15 agências de viagens que fundaram a Abav, em 1953 (reprodução livro 60 Anos da Abav)
As 15 agências de viagens que fundaram a Abav, em 1953 (reprodução livro 60 Anos da Abav)
Reprodução Abav
Mais uma reprodução do livro de 60 Anos da Abav, com a assinatura dos fundadores
Mais uma reprodução do livro de 60 Anos da Abav, com a assinatura dos fundadores

ORGULHO
Em seu discurso na abertura do Abav Collab Magda destacou a importância do papel do agente de viagens e o orgulho da profissão.

"Tenho muito orgulho de ser agente de viagens e pertencer a essa classe que, em 2020, desempenhou um papel heroico: mesmo diante de toda a incerteza, medo e insegurança do início da pandemia, o agente de viagens não recuou perante o compromisso com seus clientes, cuidando das repatriações, remarcações e teve todos os cuidados. Todas as nossas homenagens a esses profissionais que superaram tantas adversidades para fazer o que fazem de melhor: cuidar do cliente do começo ao fim da viagem. A percepção hoje volta a ser real: nosso valor não tem preço.

Tenho orgulho também do papel que a ABAV desempenhou para proteger todas as atividades do agenciamento. Nós da ABAV recebemos agradecimentos emocionantes dos nossos associados e de agentes de viagens espalhados por todo o Brasil, por conquistas que são de todos: MPs, leis, decretos e acordos que ajudaram o setor. Fazia muito tempo que a gratidão não era uma via de duas mãos. Obrigada a todos os associados que nos apoiam e que sabem tão bem tudo o que a ABAV faz."

Em live do Portal PANROTAS com agentes de viagensela resumiu seu desejo para a classe em 2021: "Como presidente da Abav, o que eu acho que o agente quer e merece é tudo. Nosso direito é ter tudo e nossa obrigação é correr atrás e entregar", afirmou Magda Nassar. "Acho que temos uma categoria super importante, de valor imenso e vamos trabalhar mirando o macro para engrandecer essa profissão", completou.

Magda Nassar na abertura do Abav Collab
Magda Nassar na abertura do Abav Collab

HISTÓRIA

O primeiro presidente da Abav Nacional foi Luiz Tarquinio de Souza, que foi sucedido por Umberto Stramandinoli, Nestor Serra, Carlo Gherardi, Miguel Fortunato, Alberto Pinho, Antonio Carlos Santoro, Wanderly Bezerra, Pedro Chaves Barcellos, Adel Auada, Walter Steurer, Modesto Mastrorosa, Sergio Nogueira, Goiaci Alves Guimarães, Tasso Gadzanis, João Martins, Carlos Alberto Amorim, Antonio Azevedo, Edmar Bull, Carlos Palmeira, Geraldo Rocha e Magda Nassar.

Atual diretoria:
Presidente: Magda Nassar – Trade Tours Viagens (ABAV-SP)
Vice-presidente Administrativa: Ana Carolina Dias Medeiros de Souza – Taguatur Turismo e Eventos (ABAV-MA)
Vice-presidente Financeiro: Edmilson Rodrigues Romão – (L’Equipe Empresa de Viagens e Eventos Corporativos (ABAV-SP)
Vice-presidente de Turismo Especializado: Teresa Cristina C. Guimarães Fritsch – Carnaval Turismo – (ABAV RJ)
Vice-presidente de Capacitação e Certificação: Marcos Teixeira de Freitas – Martur Turismo (ABAV-PE)
Vice-presidente de Relações Internacionais: Ana Paula Pelegrini – M&A Viagens e Turismo (ABAV-RO)
Vice-presidente de Relações Institucionais: Guilherme de Jesus Paulus – CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens (ABAV SP)
Vice-presidente de Marketing e Eventos: João Augusto Godoy Chagas Machado – Vera Machado Turismo (ABAV-RS)

CONSELHO FISCAL – TITULARES
Henrique Sergio Ribeiro de Abreu – Casablanca Turismo e Viagens (ABAV-CE)
Pedro Kempe – Domus Viagens e Turismo (ABAV-PR)
Lamarck Freire Rolim – Zeus Turismo (ABAV-DF)

SUPLENTES
Thiago de Souza Mendes – Teatur Agência de Viagens (ABAV-SP)
Fernando Meira Ribeiro Dias – Master Turismo (ABAV-MG)

CONSELHO DE ÉTICA, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM TITULARES
João de Souza Ávila – Ditur Viagens e Turismo(ABAV-SE)
Rita de Cássia Aguiar de Vasconcelos – RC Tour (ABAV-RS)
Carlos Frederico Marx Ulhôa Levy – Interpoint Viagens e Turismo (ABAV-SP)

SUPLENTES
Jane Helena Bertola Balbinotti – Agência de Viagens Açoriana (ABAV-SC)
Ricardo Werwie – RBW Agência de Turismo e Eventos– (ABAV-RJ)

Veja abaixo quem preside as Abavs regionais atualmente. Magda Nassar é a presidente nacional e Jerusa Hara a gerente geral da entidade.

Reprodução Abav
Gestores da Abav Nacional:
Reprodução Abav
Jerusa Hara, Magda Nassar, Adriana Fitipaldi, Tae Kim e Priscila Perasolo
Jerusa Hara, Magda Nassar, Adriana Fitipaldi, Tae Kim e Priscila Perasolo



Tópicos relacionados