Pedro Menezes   |   21/10/2025 20:28
Atualizada em 21/10/2025 20:29

Câmara aprova urgência para projeto que proíbe cobrança de bagagem de mão

Hugo Motta diz que parlamento não aceitará a cobrança por itens que fazem parte do direito do passageiro

José Cruz/Agência Brasil
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou hoje o regime de urgência para o Projeto de Lei 5041/25, que pretende proibir a cobrança pela bagagem de mão em voos comerciais. Com a aprovação da urgência, a proposta poderá ser votada diretamente no Plenário, sem necessidade de passar pelas comissões temáticas.

A iniciativa ganhou força após Latam e Gol lançarem uma tarifa que não dá direito a mala de mão em voos internacionais, como vimos em detalhes no Portal PANROTAS. A Latam iniciou a cobrança em outubro do ano passado, enquanto a Gol lançou a sua nova tarifa neste mês. Com esta nova tarifa mais econômica lançada, o passageiro só pode levar gratuitamente um item pessoal, como bolsa ou mochila que caiba embaixo do assento.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, classificou a cobrança como “abuso” e afirmou que pretende acelerar a tramitação do PL 5041/2025. “A Câmara não vai aceitar esse abuso. O consumidor vem em primeiro lugar”, declarou Motta. “Vamos pautar a urgência do projeto que garante o direito do passageiro de levar consigo uma mala de mão e um item pessoal sem cobrança adicional.”

Unsplash
A iniciativa ganhou força após Latam e Gol lançarem uma tarifa que não dá direito a mala de mão em voos internacionais
A iniciativa ganhou força após Latam e Gol lançarem uma tarifa que não dá direito a mala de mão em voos internacionais

Você também viu aqui no Portal PANROTAS que as empresas argumentam que as novas tarifas permitem oferecer categorias mais baratas de passagens. Segundo elas, trata-se de uma opção econômica, em que o passageiro escolhe abrir mão da bagagem de mão e do despacho de malas em troca de tarifas reduzidas.

Durante a sessão de hoje, o presidente da Câmara, Hugo Motta, voltou a criticar a prática das companhias aéreas e afirmou que o Parlamento não aceitará a cobrança por itens que fazem parte do direito básico do passageiro. “Querer cobrar também pela bagagem de mão é algo que esta Casa não irá concordar. Esse projeto garante que cada passageiro tem o direito de levar sua bagagem de mão”, disse Motta.

Com a aprovação da urgência, o texto que proíbe a cobrança pela bagagem de mão poderá ser votado a qualquer momento no Plenário da Câmara.

Com informações da Agência Câmara.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4156 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.