Abracorp questiona e aéreas dizem que travel techs não têm tarifas menores que TMCs
Editor-chefe da PANROTAS mediou debate sobre tarifas, oferta e tecnologia entre executivos de companhias

Qual o papel da aviação para que o futuro das viagens corporativas seja melhor? Esse foi o ponto de partida do painel Tendências e Transformações no setor aéreo, realizado durante o 11º Fórum Abracorp. A discussão foi mediada por Artur Andrade, editor-chefe da PANROTAS, e contou com a participação de Camila Belinelli, gerente de Vendas da Latam; Daniel Bicudo, vice-presidente Comercial da Azul; e Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol.
Um dos pontos polêmicos do painel foi o questionamento, feito pelo presidente da Abracorp, Siderley Santos, em relação à concorrência com algumas travel techs. Segundo ele, clientes das TMCs informaram a suas agências que algumas travel techs (que ele chama de entrantes no mercado) estariam anunciando e prometendo tarifas aéreas menores que as do canal TMC. "Quero saber se há essa distinção de preços entre travel techs e TMCs ou essas tarifas anunciadas não existem e são apenas para tumultuar o mercado?"
Os três participantes negaram que as travel techs tenham condições melhores ou menores que as TMCs. "Se há esse desconto na tarifa deles, não está saindo das companhias aéreas. Precisaria saber isso", disse Danillo Barbizan, da Gol. O moderador perguntou se as aéreas consideravam as travel techs como TMCs. "Não é uma questão de classificar e sim de analisar comportamento de venda, como antecedência de compra e tarifa média. Nisso, elas se aproximam sim das TMCs", confirmou Barbizan, com concordância de Camila e Bicudo. Ou seja, as condições das travel techs entram no canal TMCs e não em OTAs ou consolidadoras.
Julho surpreendente
Apesar dos desafios recentes, como reestruturações e ajustes de malha, as companhias destacaram o bom desempenho das viagens de negócios, que seguiram aquecidas mesmo no mês de julho, que não costuma ser uma boa época para viagens corporativas devido ao aumento da demanda de lazer.
“Julho foi um mês atípico e positivo. Mesmo em plena alta temporada de lazer, a demanda corporativa se manteve forte e dentro das expectativas de preço. Esse aquecimento se estendeu pelas duas primeiras semanas de agosto e reforça a tendência de que o segundo semestre seja melhor que o primeiro. O desafio agora é manter esse desempenho em julho do próximo ano", afirmou Camila Belinelli, gerente de Vendas da Latam.
Impacto do Chapter 11
A Azul entrou com pedido de recuperação judicial - o famoso Chapter 11 - em maio deste ano e, desde então ,tem anunciado a suspensão de algumas rotas em busca de rentabilidade. Daniel Bicudo, vice-presidente comercial da Azul, negou que a companhia irá encolher, mas sim que apenas reduzirá o ritmo de crescimento, projetado em 3% a 4% ao ano, e que trabalha para manter sua frota em operação.
"A Azul não vai encolher. Talvez não estejamos mais operando em 160 destinos, mas estaremos em 130 ou 140, e seguimos trabalhando para continuar voando. Estamos nos recuperando e promovendo reestruturações que nos aproximam ainda mais de todos os nossos canais. A Azul Conecta, por exemplo, é parte do nosso DNA, porque chega a lugares onde nem a Gol nem a Latam chegam, e irá continuar. A renegociação com os lessores, incluindo dos ATR, estão muito bem e continuaremos com nossa frota diversa", destacou Bicudo.

A Gol, que saiu recentemente do Chapter 11, destacou que antes da reestruturação operava com menos de 100 aeronaves, e hoje já conta com 130 em operação. "Isso nos permite oferecer mais produtos, mais ofertas e impulsionar as vendas. Projetamos um crescimento de 12% ao ano, sendo que só o mercado internacional cresce 40% anualmente", explicou o diretor de Vendas da Gol, Danillo Barbizan, que assumiu priorizar as super pontes.
Barbizan ainda ressaltou que a companhia tem planos para o Nordeste, voando para além de Salvador, como a nova rota de Fortaleza para o Montevidéu, e possíveis operações em Belém, impulsionadas pela COP30. Nas principais rotas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, a Gol tem registrado um crescimento de 10% neste segundo semestre.

Já a Latam mantém sua trajetória de expansão. De acordo com Camila Belinelli, a oferta de voos aumentará entre 8% e 10%, com capacidade recorde de 40% de share no mercado doméstico.
O editor-chefe da PANROTAS, Artur Andrade, relembrou aos executivos das companhias que o público corporativo não deseja apenas uma maior oferta de assentos, mas também mais frequências, citando o estudo recente da ForwardKeys, que atesta que só 10 Estados brasileiros recuperaram a malha aérea de 2015.
Tecnologia para melhorar a experiência do passageiro
Quais tecnologias as companhias aéreas têm implementado para incrementar a experiência do passageiro de ponta a ponta?
A Azul admite que no segmento B2B ainda há defasagens, enquanto o investimento em tecnologia para o B2C tem se intensificado, com foco em oferecer soluções mais intuitivas para o cliente final. O site e o aplicativo da companhia estão passando por melhorias, incorporando recursos de inteligência artificial.

Na Latam, toda a tripulação já utiliza tablets para compreender melhor o perfil dos passageiros e oferecer um atendimento mais individualizado.
Enquanto na Gol, as atualizações nos aplicativos não se limitam às funções básicas; o objetivo é facilitar a vida dos viajantes em situações como atrasos ou cancelamentos, garantindo maior agilidade em cada etapa da viagem.
Barbizan finalizou com um recado para que os travel managers e TMCs não baseiem seus contratos apenas em preço e sim em outros benefícios e itens que agregam valor à viagem e geram ganha a ganha na relação. Camila, da Latam, reforçou que a triangulação Aéreas-TMCs-Gestores é a base para se avançar e melhorar o ecossistema de viagens corporativas.
Bicudo e Barbizan também destacaram suas novas estruturas comerciais: Anderson Serafim, da Azul, ficando responsável por Consolidadoras e Corporativo (empresas e TMCs) e, na Gol, Anderson Wolff, com apoio dos coordenadores Elis Nascimento, para TMCs, e Henrique Emídio, para Empresas & VoeBiz. Veja as fotos abaixo.

