Artur Luiz Andrade   |   20/09/2021 21:23   |   Atualizada em 21/09/2021 01:12

American, CVC e brasileiros no IPW repercutem reabertura dos EUA

Participantes do IPW 2021 já veem impacto da notícia do governo americano

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

LAS VEGAS – O primeiro dia de trabalhos do IPW 2021, em Las Vegas, começou com uma virada de sentimento, com um novo clima entre expositores e compradores internacionais. Afinal, foi logo cedo que saiu a notícia de que os Estados Unidos iriam abrir as fronteiras aos 33 países com restrições, incluindo o Brasil e a União Europeia, a partir de novembro.

As regras ainda não foram definidas, mas sabe-se que os visitantes internacionais terão de estar vacinados e apresentar teste negativo feito até 72 horas antes do embarque. Que vacinas serão aceitas e as idades limites para as exigências são apenas duas das muitas perguntas a serem respondidas.

O Portal PANROTAS confirmou no IPW com o National Travel & Tourism Office (NTTO) que a medida valerá para todos os 33 países e começará a valer no começo de novembro.

Os brasileiros que estão no IPW comemoraram a notícia e já sentem que a retomada do Turismo se completa agora com internacional. Na prateleira de espera, dois destinos importantes, Argentina e Itália, e o fim da quarentena obrigatória no Chile.

AMERICAN
“A notícia foi muito animadora. Esperávamos ansiosamente por ela, tanto do lado americano, para levar visitantes ao Brasil, quanto do lado brasileiro. O principal papel da American Airlines hoje é reaproximar as pessoas e o andamento das negociações vai acelerar esse processo. Estamos prontos para receber os viajantes a bordo novamente entre o Brasil e os Estados Unidos. Nosso plano é chegar a 31 voos semanais em dezembro, transformando os voos em diários e esperamos aumentar as frequências de acordo com as datas da reabertura e com a demanda. Vamos ter a oferta adequada para atender o volume esperado com a reabertura”, disse Alexandre Cavalcanti, diretor da American Airlines no Brasil.

CVC CORP
“Essa notícia anima ainda mais a retomada internacional e possivelmente no verão 2021/2022 tenhamos números robustos, talvez mais da metade do pré-pandemia. Esperamos que as aéreas tenham rapidez para voltar os voos, com preços adequados, e que os brasileiros sem visto ou com visto vencido consigam tirar seus documentos nos consulados americanos no Brasil. Falta agora a Itália e a Argentina, para os principais destinos internacionais estarem novamente abertos aos brasileiros”, analisou Sylvio Ferraz, diretor de Sourcing da CVC Corp.

BRAZTOA E INTERPOINT
“A reabertura do mercado americano é uma coisa fantástica para ajudar na reconstrução do Turismo emissivo no Brasil. Uma notícia esperada e tomara que todas as vacinas usadas no Brasil sejam aceitas. E isso aliado a uma redução do imposto de renda sobre remessas ao Exterior para países sem acordo de bitributação (como é os Estados Unidos) seria o ideal para nossa indústria voltar com toda a força. O mercado americano, pelo que vi com os fornecedores, está muito confiante que o Brasil tem um potencial enorme a ser trabalhado. Junto com essa abertura, é importante reabrir o consulado para a emissão de vistos. Temos milhões de vistos para serem renovados”, Frederico Levy, vice-presidente da Braztoa e diretor da Interpoint.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
ANCORADOURO

“Notícia maravilhosa. Já sentimos efeitos imediatos com muita procura. Há muita remarcação de gente que comprou os bilhetes lá atrás, mas também vendas novas. E temos ainda o fator visto, que pode impactar um pouco. Mas já sentimos uma repercussão muito positiva. Aos poucos as fronteiras vão abrindo e o Turismo voltando. Não tenho dúvidas de que volta e volta forte”, Juarez Neto, CEO do Grupo Ancoradouro.

INTERAMERICAN
“A notícia da reabertura pegou brasileiros com muita animação no IPW. O sentimento nas reuniões era de possibilidade (de reabertura) e isso agora muda a estratégia dos expositores. Deu toda uma vida e energia para as reuniões, que ambos os lados estavam esperando e precisando. Acho que não poderia ter vindo em um dia melhor. Todos os operadores estão afirmando que há demanda reprimida muito grande e que a temporada de verão no Brasil vai bombar de viajantes brasileiros indo para destinos nos Estados Unidos”, Danielle Roman, da Interamerican, representante do IPW no Brasil.

ABREU
“A abertura das fronteiras para os EUA, na minha opinião, é o grande marco da retomada das viagens internacionais e da recuperação da nossa indústria. Sem dúvidas veremos resultados imediatos nas vendas com este anúncio”, Ronnie Correa, diretor da Abreu no Brasil.

VISIT ORLANDO
“Estamos maravilhados com a notícia da reabertura de nossas fronteiras para visitantes internacionais. Sabendo que há enorme demanda reprimida para férias em Orlando, estamos prontos para, com segurança, receber de volta os visitantes internacionais, para que possam experimentar as novidades que continuam sendo desenvolvidas na Capital Mundial dos Parques Temáticos”, disse a presidente do Visit Orlando, Casandra Matej.

US TRAVEL
"A U.S. Travel Association aplaude o anúncio do governo Biden de um roteiro para reabrir viagens aéreas para indivíduos vacinados de todo o mundo, o que ajudará a reviver a economia americana e proteger a saúde pública. Este é um grande ponto de virada na gestão do vírus e irá acelerar a recuperação dos milhões de empregos relacionados com viagens que foram perdidos devido a restrições a viagens internacionais.

A US Travel Association expressa sua profunda gratidão ao presidente e seus assessores – em particular à secretária de Comércio Gina Raimondo, que tem sido uma defensora incansável – por trabalhar com a indústria para desenvolver um plano para reiniciar as viagens internacionais e reconectar com segurança os Estados Unidos ao mundo", Roger Dow, presidente da US Travel Association.

MAGIC BLUE
“Temos 15 grupos para Orlando que já começaram a ser reativados e as ligações estão a todo vapor no nosso escritório no Brasil. É uma notícia muito boa e como especialistas em Orlando temos muito a celebrar”, disse Joice Lopes Ferreira, da Magic Blue Turismo.

EASY TRAVEL SHOP
“Hoje começamos o dia dentro do pavilhão explodindo com essa notícia da reabertura. Foi uma grande comoção. Quando sentávamos com os destinos, expositores, DMCs, as atrações, eles já sabiam. Uma notícia pela qual esperamos muito. O mercado brasileiro é primordial para a indústria do Turismo americano e os negócios surtiram muito mais efeito no dia de hoje. Fomos além do que esperávamos nas reuniões”, Barbara Picolo, da Easy Travel Shop.

SMI
“Já dá sim para sentir os efeitos da notícia da reabertura. Os telefones já começaram a tocar mais, recebemos pedidos de cotação para final de ano e janeiro e fevereiro de 2022. É uma notícia importante a reabertura dos Estados Unidos, pois mostra que é um movimento mais amplo e que não ficará restrito à Europa. Ou seja, normalidade à vista”, Newton Vieira, SMI, representante da Alamo e San Francisco Travel no Brasil.

IMAGINADORA
"Estou muito otimista com o movimento que vem por aí a partir da reabertura. Hoje no IPW, senti reação imediata dos meus clientes americanos, que já se apressavam para aprovar budgets dedicados ao Brasil. É o descongelamento dos investimentos, ainda que menores", disse Ana Maria Donato, da Imaginadora, representante de Miami e SeaWorld Parks.

Pesquisas do TRVL LAB, Decolar e do Matcher mostraram há poucos dias que os Estados Unidos são o destino internacional número 1 na preferência dos brasileiros para as próximas férias no Exterior.

RANKING TRVL LAB DE INTENÇÃO DE VIAGENS
DESTINOS INTERNACIONAIS ESCOLHIDOS
1 – Estados Unidos: 10,65%
2 – Portugal: 9%
3 – Itália: 6,43%
4 – Europa: 5,54%
5 – Canadá: 3,99%
6 – Orlando (EUA): 3,55%
7 – Argentina: 3,55%
8 – Chile: 3,1%
9 – Walt Disney World (EUA): 2,66%
10 – Espanha: 2,22%
11 – Peru: 1,55%
12 – Grécia: 1,55%
13 – França: 1,55%
14 – Flórida (EUA): 1,34%
15 – Paris (France): 1,33%
16 – México: 1,33%
17 – Miami (EUA): 1,11%
18 – Nova York (EUA): 0,89%
19 – Maldivas: 0,89%
20 – Egito: 0,89%

RANKING PESQUISA MATCHER
1 - Estados Unidos
2 - Paris
3 - Orlando
4 - Portugal
5 - Nova York
6 - Itália
7 - Argentina
8 - Cancún
9 - Japão
10 - Walt Disney World

O Portal PANROTAS viaja a convite da US Travel, voando American Airlines e com seguro GTA Assist, incluindo cobertura contra covid-19.

Tópicos relacionados