Rafael Faustino   |   12/08/2016 12:33

Reino Unido cria programa de incentivo a eventos

O lançamento ocorre em meio à incerteza de qual será a situação do Reino Unido após sua saída da União Europeia, processo que ficou conhecido como Brexit. 

Getty Images
Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido
O Reino Unido acaba de lançar, por meio do Visit Britain, uma nova iniciativa para atrair eventos aos seus países. O Event Suport Programme oferecerá suporte financeiro e também de influência e consultoria para que as Destination Management Organizations (DMO) britânicas – espécie de CVBs com maior liberdade de ação – consigam atrair mais eventos para suas cidades.

A ideia é aquecer mais uma indústria que, atualmente, já movimenta cerca de 19 bilhões de libras ao ano no Reino Unido. E evitar que os países britânicos entrem em um processo de isolamento após ser concretizada a sua saída da União Europeia.

As DMOs, administradoras de centros de eventos e organizadores e captadores, poderão se inscrever para receber uma verba dentro de um fundo de um milhão de libras disponibilizado pelo Visit Britain. Além disso, poderão solicitar ajuda não financeira, na forma de respaldo oficial do governo britânico – com cartas assinadas por ministros ou vídeos gravados por eles, por exemplo –, missões diplomáticas internacionais e outros meios.

“Estamos abertos para negócios e queremos encorajar o maior número possível de pessoas a visitar e organizar seus eventos no Reino Unido. Com esse novo programa, vamos ajudar a desenvolver ainda mais essa indústria bilionária, turbinando nossa economia e trazendo mais pessoas para nossas terras”, resumiu a ministra do Turismo britânica, Tracey Crouch.

BREXIT
O lançamento ocorre em meio à incerteza de qual será a situação do Reino Unido após sua saída da União Europeia, processo que ficou conhecido como Brexit. Perdas cambiais após a decisão já prejudicaram companhias aéreas, e o meio corporativo ainda não sabe exatamente quais serão os efeitos da mudança para a indústria local e o Turismo internacional.

Formado recentemente, o novo governo britânico já afirmou que não irá acionar neste ano o dispositivo oficial de saída do bloco europeu, em função das divergências internas. A Escócia não quer o Brexit, e pressiona com a possibilidade de travar o processo. Assim, iniciativas como o Event Suport Programme servirão para que, independente dos processos geopolíticos, a economia do Reino Unido continue girando.

Tópicos relacionados