Rodrigo Vieira   |   21/09/2022 14:20 Atualizada em 21/09/2022 23:21

Decolar: os caminhos B2C e B2B para fazer do Brasil seu maior mercado

Líderes do grupo argentino mostram como pretendem fazer o País representar 50% de seu volume até 2024


PANROTAS / Emerson Souza
Estande da Decolar na abertura da Abav Expo 2022
Estande da Decolar na abertura da Abav Expo 2022

O "plano Brasil" do Grupo Despegar (Decolar) nunca esteve tão nítido no radar da empresa argentina, que está presente em 20 países e pretende fazer do nosso mercado o seu principal, com 50% de seu share global, até 2024.

Para subir a esse patamar, o grupo deve anunciar mais aquisições de empresas concorrentes e complementares brasileiras, como o fez recentemente com ViajaNet, Koin e Stays, mas outros fatores, como aquecimento da demanda B2C e "a longa avenida a percorrer no B2B" motivam e deixam os objetivos mais palpáveis.

E esta Abav Expo 2022, que acontece nesta semana no Recife e em Olinda, será a maior oportunidade para espalhar as notícias ao mercado. Existe uma grande expectativa da Decolar com a feira de Turismo, como contam a diretora de Produtos Aéreos do grupo, Daniela Araujo, e o diretor da operadora HotelDO, Márcio Nogueira, a principal frente do B2B da Decolar no Brasil.

MULTISGEMENTADA
"Acontece que já não somos mais uma agência de viagens on-line (OTA), somos um grupo que está em diversos segmentos do Turismo. Nossa marca B2C é muito grande, há muitos anos como uma referência de OTA para o viajante brasileiro, mas agora temos a HotelDO que fala com o trade, a Stays complementando toda a parte de locação de temporada, a Koin, que distribui serviços financeiros para o grupo todo e a ViajaNet, também muito importante no País, que manterá sua marca independente", afirma Daniela Araujo.

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Daniela Araújo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar
Daniela Araújo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar

APETITE PARA CRESCER
"Vamos nos consolidando como grupo e com apetite para crescer no Brasil, em uma escalada que pode ser por meio de compras, o que não descartamos para os próximos meses. E contamos com o crescimento orgânico, visto que a demanda segue muito aquecida. Desta maneira, quando falamos em crescer, falamos também em atender a todos os clientes com mais produtos e possibilitar que ele realize seus sonhos com experiências inesquecíveis", completa a executiva, que já adiantou a iminência da Decolar em abrir lojas físicas no Brasil.

O apetite na contratação de talentos brasileiros também mostra o preço da aposta do Grupo Decolar em nosso País. Há vagas em praticamente todas as áreas, incluindo no Sourcing (área de Daniela) e na HotelDO (Nogueira). "Ninguém sai contratando à toa. Nossas vagas são principalmente para executivos com experiência, visando a aumentar nosso relacionamento com fornecedores e distribuidores no Brasil. Entendemos que para crescer precisamos estar mais perto do trade", defende Daniela.

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Márcio Nogueira, Dani Araujo e Sebastian Mackinnon, do Grupo Decolar
Márcio Nogueira, Dani Araujo e Sebastian Mackinnon, do Grupo Decolar
Força no programa de fidelidade, aprimoramento contínuo do call center, a tendência concretizada do anywhere office, a integração do sistema ViajaNet e a troca de experiências com a empresa recentemente adquirida e a força da retomada do Turismo no Brasil completam a lista de motivos que deixam Daniela, contratada em janeiro, "feliz em estar onde estou, por acreditar no projeto e estar rodeada de pessoas estimuladas e competentes".

E O B2B?
O período de agosto e setembro está sendo intenso para a HotelDO, como avalia o diretor da operadora B2B do Grupo Decolar, Márcio Nogueira. Muitas novidades entregues para as agências de viagens parceiras, como as novas verticais de pacotes, novas modalidades de pagamento e, por fim, a migração de 100% das agências do extinto programa de afiliadas da Decolar para o sistema da HotelDO. São 5.377 clientes únicos ativos na plataforma da operadora, e a meta é iniciar 2024 com 9,9 mil.

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Márcio Nogueira, diretor da HotelDO no Brasil
Márcio Nogueira, diretor da HotelDO no Brasil
Para chegar lá, a HotelDO está trilhando o caminho de se tornar um ambiente one stop shop, com carrinho de compras, no qual tudo pode ser comprado com um só login, em uma só aba. Hoje, garante o diretor, todas as principais verticais já são oferecidas, com exceção de seguro viagem, locação de veículos e cruzeiros, que estão no radar para entrar no máximo até 2023.

Outra grande novidade é a intenção da HotelDO de voltar a atuar no corporativo. Na semana passada, a empresa anunciou 30 vagas de emprego no Brasil, grande parte delas para profissionais com experiência no segmento de viagens a trabalho.

"Algumas dessas vagas já foram preenchidas. Acreditamos muito nesse potencial, até porque a HotelDO já tem o corporativo em seu DNA. Nosso volume já chegou a ser 60% emitido pelas viagens a trabalho, lá atrás, na faixa de 2012 a 2016. Poucas eram as empresas que ofereciam isso na época", relembra Nogueira.

"O corporativo terá uma grande parcela de expressão no grupo, tendo em vista que o segmento retomou forte. Diferentemente do que praticávamos no passado, vamos oferecer o corporativo agora com mais do que apenas o terrestre. Atenderemos as agências de viagens corporativas em todas as esferas", completa o executivo.

Menor prazo de comissionamento ao agente de viagens (de 30 dias para prazo semanal), estreitamento na relação com o trade, capacitações e famturs (como o da semana passada em Orlando) e investimento em seu principal diferencial, os pacotes, fazem a HotelDO a acreditar na meta de escalar em número de agências e, consequentemente, em receita, para entregar o que o Grupo Despegar espera dela.

Não à toa, nesta Abav Expo o Grupo Decolar está com um grande estande, trazendo todas suas marcas, e nesta quarta-feira dará um evento para mais de 200 convidados, entre clientes, parceiros e agentes de viagens, para confraternizar.

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