Leonardo Ramos   |   29/10/2018 16:00

Reclame Aqui: os parques temáticos com mais queixas no País

Beto Carrero World, que inaugurou o espaço Hot Wheels neste ano, foi o mais bem avaliado após solucionar 88,6% das queixas; Hopi Hari soluciona apenas 50%

Leonardo Ramos
Beto Carrero World, que inaugurou o espaço Hot Wheels neste ano, foi o mais bem avaliado após solucionar 88,6% das queixas
Beto Carrero World, que inaugurou o espaço Hot Wheels neste ano, foi o mais bem avaliado após solucionar 88,6% das queixas
Após agências de viagens, hotéis, companhias aéreas e locadoras de automóveis, o Portal PANROTAS apresenta mais um ranking com melhor e pior avaliações do público baseado em dados liberados pelo site Reclame Aqui. Desta vez foram analisados os parques temáticos nacionais.

LEIA MAIS:
Decolar e CVC lideram reclamações contra agências; confira
Conheça os hotéis líderes em queixas no Brasil
Estas são as aéreas líderes em queixas no Brasil
Confira as locadoras líderes em queixas no Brasil
Reclame Aqui: como lidar com as reclamações no Turismo?

O principal critério para a determinação do ranking, de melhor à pior empresa avaliada, foi o Índice de Solução, ou seja, a porcentagem de reclamações que foram resolvidas pelas empresas responsáveis. Fatores como número de reclamações, índice de respostas e quantos voltariam a comprar complementam as informações.

O período analisado foi de seis meses, entre abril e setembro deste ano, e inclui apenas as empresas que tiveram ao menos 50 reclamações no período.

O fundador e presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, foi convidado pelo Portal PANROTAS para falar sobre a situação da indústria de viagens e "boas maneiras" para contornar reclamações - confira neste vídeo.

Confira abaixo o ranking dos parques temáticos em avaliação dos clientes no Brasil:

BETO CARRERO E MAGIC CITY VÃO BEM
Divulgação/ Magic City
Magic City,parque aquático de Suzano, em São Paulo, é segundo melhor no ranking, atrás apenas de Beto Carrero
Magic City,parque aquático de Suzano, em São Paulo, é segundo melhor no ranking, atrás apenas de Beto Carrero

De longe, o Beto Carrero World é o parque com o maior número de reclamações no Brasil. Muito porque é o parque temático que mais recebe turistas do Brasil, além de ser o segundo da América Latina em visitação - são 2,1 milhões por ano.

E mesmo liderando em número de queixas - foram 501 nos últimos seis meses -, o parque foi classificado como reputação "Ótima" pelo Reclame Aqui após solucionar 88,6% das reclamações, posicionando o Beto Carrero em primeiro lugar também neste critério. O que importa, afinal, no ranking do Reclame Aqui é como a empresa lida com as reclamações e soluciona as queixas. Problemas e reclamações sempre existirão, e lidar com eles é o segredo, segundo o fundador do Reclame Aqui, Maurício Vargas.

Em segundo no ranking de solução de problemas apareceu o Magic City. Com bem menos queixas - 60 em seis meses -, o parque de Suzano (SP) solucionou 82,9% delas, ficando também com a reputação "Ótimo". O paulista Wet'n Wild também foi bem ao solucionar 81,6% das 78 queixas que recebeu em seis meses.

Em sequência e na parte de baixo do ranking por índice de solução aparecem ainda o Beach Park, no Ceará e cujo número engloba também seus hotéis (67,9% das queixas solucionadas); o Hot Park, em Goiás, parte do Grupo Rio Quente (56,3%); o Snowland, em Gramado (54,2%) e, por fim, o Hopi Hari, em Vinhedo (50%).

Vale destacar que, em todos os parques temáticos com volume de reclamações maior que 50 em seis meses, todos solucionaram ao menos metade deles.

Confira abaixo o ranking, da empresa com mair índice de solução à menor neste mesmo critério:

Colocação
Parque TemáticoÍndice de Solução
Índice de Respostas
Reclamações
Reputação
Voltaria a comprar
Tempo médio de resposta

Beto Carrero World88,6%100%501Ótimo86,9%2 dias e 8 horas

Magic City82,9%100%60Ótimo
65,7%2 dias e 18 horas

Wet'n Wild81,6%97,4%78Ótimo76,3%3 dias e 13 horas

Beach Park Hotéis e Turismo67,9%56,9%195Ruim39,6%15 dias e 17 horas

Hot Park
56,3%
70,05%88Ruim43,8%10 dias e 15 horas

Snowland
54,2%100%57Ruim29,2%7 dias e 4 horas

Hopi Hari50%100%
141Ruim
37,5%4 dias

Tópicos relacionados