Rodrigo Vieira   |   30/08/2023 10:56
Atualizada em 30/08/2023 10:57

123 Milhas é suspensa pelo Procon no Distrito Federal

Decisão é baseada no aumento de reclamações de consumidores contra a 123 Milhas do Distrito Federal

DeclanTM/Flickr
Suspensão no Distrito Federal é mais um desafio a ser enfrentado pela 123 Milhas
Suspensão no Distrito Federal é mais um desafio a ser enfrentado pela 123 Milhas

A 123 Milhas está proibida de comercializar qualquer produto no Distrito Federal. O Procon do DF suspendeu as operações da agência de viagens on-line em decisão cautelar, até que a 123 Milhas comprove que atendeu a todas reclamações dos consumidores que estão abertas, e até o momento sem solução, registradas no órgão.

A decisão do Procon-DF é baseada no aumento de reclamações de consumidores do Distrito Federal em relação à agência de viagens on-line. Desde que suspendeu pacotes turísticos e emissão de voos da linha promocional, com datas previstas entre setembro e dezembro de 2023. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, desde a data da suspensão, no último dia 18, até o dia 28, 142 clientes já deiram queixa ao atendimento da empresa.

“Para se ter uma ideia do tamanho desse número: ele representa quase a totalidade das queixas contra a 123 Milhas no ano passado, e quase o dobro de reclamações em 2021. Nesse momento, estamos recebendo uma média de 30 consumidores diariamente, com problemas com a empresa. A proibição total da operação da 123 no DF tem viés preventivo, e busca impedir que ainda mais consumidores da capital venham a ter seus direitos violados”, justifica o diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento.

Em 2021, 89 reclamações de consumidores contra a 123 Milhas foram registradas no procon. Em 2022, este índice aumentou para 164 queixas. Já neste ano, especialmente a partir do mês de agosto após a suspensão anunciada pela 123 Milhas, mais de 180 consumidores buscaram o Procon para atendimento em desfavor da agência de viagens.

No dia 21 de agosto, o Procon notificou a 123 Milhas para dar esclarecimentos sobre a suspensão dos pacotes turísticos e da emissão de passagens da linha promocional. O prazo para resposta foi estipulado em 48 horas. Segundo o órgão, a 123 Milhas chegou a apresentar justificativa ao Procon dentro do prazo determinado, porém as explicações não foram satisfatórias pois não responderam especificamente as questões levantadas pelo Procon do DF.

A 123 Milhas pediu Recuperação Judicial ontem ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O caso 123 Milhas

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