Pedro Menezes   |   13/10/2025 12:30
Atualizada em 13/10/2025 15:17

Aconteceu durante a Abav Expo: confira 35 notícias da última semana e fique atualizado

Além das notícias apuradas na feira no Rio, muitas outras também ganharam destaque no Portal PANROTAS


PANROTAS / Emerson Souza
Enquanto a Abav Expo 2025 rolava no Rio de Janeiro, diversas notícias importantes também eram publicadas pelo Portal PANROTAS
Enquanto a Abav Expo 2025 rolava no Rio de Janeiro, diversas notícias importantes também eram publicadas pelo Portal PANROTAS

Muitas notícias importantes movimentaram o Turismo na última semana. Além daquelas apuradas durante a Abav Expo 2025, muitas outras também ganharam destaque no Portal PANROTAS, como a definição dos cruzeiros que a MSC vai trazer ao Brasil na temporada 2026/2027, o aumento do preço dos ingressos da Disney, a parceria da CVC com as Casas Bahia, o pronunciamento de Gol e Latam sobre descontos irreais para agências de viagens, entre outros assuntos que podemos conferir em detalhes mais abaixo.

1. Aumento de preços de ingressos da Disney

Divulgação
O aumento no preço começou a valer no dia 8 de outubro e se aplica às entradas vendidas para visitas até o fim de 2026
O aumento no preço começou a valer no dia 8 de outubro e se aplica às entradas vendidas para visitas até o fim de 2026

A The Walt Disney Company anunciou reajustes nos preços dos ingressos para seus parques nos Estados Unidos, tanto em Orlando, como na Califórnia. O aumento no preço começou a valer no dia 8 de outubro e se aplica às entradas vendidas para visitas até o fim de 2026. Segundo a empresa, o reajuste reflete o investimento contínuo em novas atrações e melhorias nas experiências oferecidas aos visitantes.

2. CVC revela detalhes da parceria com Casas Bahia

PANROTAS / Pedro Menezes
Fabio Godinho e Emerson Belan, da CVC Corp
Fabio Godinho e Emerson Belan, da CVC Corp

Finalmente a CVC revelou como será sua parceria com as Casas Bahia, anunciada há pouco mais de um mês. A gigante do Turismo servirá de white label para a gigante do varejo nacional. Isto é, a CVC fornecerá viagens para os clientes das Casas Bahia, sem que apareça sua marca. O início da parceria será em 2026. Informações foram dadas na feira Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro.

Segundo o CEO da CVC Corp, Fábio Godinho, a iniciativa faz parte da estratégia da companhia de expandir sua presença em grandes redes varejistas, aproveitando modelos já adotados com bancos e outras marcas no Brasil e na Argentina. Santander, Bradesco Disney e PicPay estão entre os exemplos. Companhia fornece a estrutura de sua plataforma de viagens e a marca final será a da varejista.

3. CEO Damián Scokin deixa o Grupo Decolar após 9 anos

Divulgação
Damián Scokin está se despedindo do Grupo Decolar
Damián Scokin está se despedindo do Grupo Decolar

Damián Scokin está se despedindo do Grupo Decolar, onde estava desde 2016 ocupava o cargo de CEO desde 2017. A empresa de matriz argentina, a maior distribuidora de viagens da América do Sul, acaba de comunicar oficialmente que seu principal executivo sairá em março de 2026. Gonzalo García Estebarena, atual CTO (diretor de Tecnologia), assumirá a função.

4. MSC anuncia seis navios na temporada 2026/2027

Divulgação
Entre os destaques está a estreia do MSC Virtuosa no Brasil
Entre os destaques está a estreia do MSC Virtuosa no Brasil

A MSC Cruzeiros anunciou a programação da temporada 2026/2027 na América do Sul, que contará com seis navios. Quatro navios farão embarques no Brasil, um terá embarques dedicados na Argentina e escalas em cidades brasileiras e um navio que visitará a região durante o seu cruzeiro de volta ao mundo.

Entre os destaques está a estreia do MSC Virtuosa no Brasil e o MSC Divina, que fará pela primeira vez uma temporada regular no País. Eles se unem ao MSC Splendida, MSC Musica e MSC Lirica navegando pela América do Sul. O MSC Magnifica também estará por aqui em roteiro de 121 noites do MSC World Cruise.

5. Gol e Latam reiteram que não praticam descontos irreais para agências

Divulgação/Aena Brasil
Azul, Gol e Latam reforçaram que qualquer abatimento pode incidir apenas sobre a taxa de serviço da agência, que, como lembra a Abav-DF, é limitada e muito menor do que os percentuais apresentados nos pregões
Azul, Gol e Latam reforçaram que qualquer abatimento pode incidir apenas sobre a taxa de serviço da agência, que, como lembra a Abav-DF, é limitada e muito menor do que os percentuais apresentados nos pregões

Você viu aqui no Portal PANROTAS, com exclusividade, uma denúncia feita pela Abav-DF sobre uma prática cada vez mais comum nas licitações públicas de passagens aéreas: agências de viagens oferecendo descontos gigantescos, de até 55%, e até taxas negativas (ou seja, pagando para atender a conta), em certames realizados por órgãos da Administração Pública.

Segundo a denúncia da entidade, as próprias companhias aéreas confirmaram oficialmente em nota que não há descontos em bilhetes para licitações públicas. Azul, Gol e Latam reforçaram que qualquer abatimento pode incidir apenas sobre a taxa de serviço da agência, que, como lembra a Abav-DF, é limitada e muito menor do que os percentuais apresentados nos pregões.

Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol, e Aline Mafra, diretora de Vendas da Latam Brasil, reafirmaram tudo isso em entrevista ao Portal PANROTAS, na Abav Expo 2025.

6. Rextur Advance prepara lançamento de IA

PANROTAS / Emerson Souza
Marcelo Sacchitiello, Fabio Godinho e Marvio Mansur, da Rextur Advance
Marcelo Sacchitiello, Fabio Godinho e Marvio Mansur, da Rextur Advance

A Rextur Advance está próxima de lançar o Reserva Fácil 3.0 e, integrada ao sistema, uma ferramenta com a qual a consolidadora promete revolucionar a maneira como os agentes de viagens buscam, reservam e emitem bilhetes aéreos. Trata-se de uma Inteligência Artificial (IA) que permitirá toda a experiência via WhatsApp.

O diretor da consolidadora, Márvio Mansur, afirma que a ferramenta está em fase de pré-lançamento, sendo testada para que todos os agentes usuários do Reserva Fácil já possam utilizá-la até dezembro. Segundo ele, as agências selecionadas estão executando sua rotina normal dentro da plataforma, que tem novo layout, está mais intuitiva e poupará um tempo considerável dos usuários.

7. Gol seguirá crescendo no Rio e também focará em destinos regionais

PANROTAS / Filip Calixto
Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol
Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol

O Grupo Gol Smiles anunciou uma nova estrutura para Gol Linhas Aéreas em março deste ano. Na ocasião, Mateus Pongeluppi, que soma 12 anos de companhia, assumiu o cargo de vice-presidente comercial. E neste período relativamente curto, mas intenso, a Gol tem avançado em sua estratégia comercial e de expansão.

O VP fez um balanço destes sete meses à frente da área e detalhou planos para crescimento da malha, além da regionalização de operações. “Estamos construindo uma grande posição no Estado do Rio (hoje com 62% de market share), mas ainda não chegamos ao potencial total deste mercado. Vamos continuar expandindo e olhando com carinho para mercados regionais, Centro-Oeste e interior”, detalhou ele.

8. Entidades atualizam sobre temas importantes para as agências de viagens

PANROTAS / Filip Calixto
Artur Luiz Andrade (PANROTAS) mediou debate com Luiz Strauss (Abav Nacional), Fabiano Camargo (Braztoa), Marco Ferraz (Clia Brasil) e Marcelo Oliveira (assessor jurídico)
Artur Luiz Andrade (PANROTAS) mediou debate com Luiz Strauss (Abav Nacional), Fabiano Camargo (Braztoa), Marco Ferraz (Clia Brasil) e Marcelo Oliveira (assessor jurídico)

Além de ser ponto de encontro de agentes de viagens de todo o Brasil, a Abav Epo também é palco para discussões pertinentes para os profissionais de Turismo. Entre elas, responsabilidade solidária, tributação, remessas e regulamentação da profissão.

Todos esses temas foram discutidos em um dos Abav Talks realizado no primeiro dia de evento no Rio de Janeiro. Moderado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, o debate contou com a participação de Fabiano Camargo, da Braztoa; Luiz Strauss, da Abav Nacional; Marco Ferraz, da Clia Brasil, e o advogado Marcelo Oliveira, assessor jurídico da Abav e Abracorp.

9. Melhores Promotores 2025 recebem homenagem no Estande PANROTAS

Divulgação
Recebemos, ao longo da feira, os Melhores Promotores de Vendas do Turismo 2025
Recebemos, ao longo da feira, os Melhores Promotores de Vendas do Turismo 2025

O estande da PANROTAS na Abav Expo 2025 também foi um espaço para homenagens. Recebemos, ao longo da feira, os Melhores Promotores de Vendas do Turismo 2025, que chegaram para receber a sua placa e receber os parabéns de toda a equipe PANROTAS.

Em agosto deste ano, a PANROTAS perguntou aos agentes de viagens cadastrados em sua base de dados quem são seus promotores de vendas preferidos em vários segmentos das indústrias. As perguntas foram enviadas às três principais bases de agências de viagens da PANROTAS: Grande São Paulo, Rio de Janeiro e São Paulo - Interior e Litoral. E o resultado você viu recentemente aqui mesmo no Portal PANROTAS.

10. Assist Card, craques do Turismo e jogadores do Flamengo em campo

PANROTAS / Marluce Balbino
Time que marcou golaços durante a Abav Expo
Time que marcou golaços durante a Abav Expo

Pela primeira vez, a Assist Card realizou uma ação, no terceiro e último dia de Abav Expo, para reunir três ex-jogadores do Flamengo (time que patrocina há quatro anos) e da Seleção Brasileira na Gávea, o centro de treinamento do time carioca, para jogar bola com os craques (ou não tão craques assim) do mercado de Turismo nacional.

Foi uma manhã diferente da rotina intensa da feira. Estiveram presentes operadores, empresas de tecnologia, agentes de viagens e outros profissionais do setor, para um jogo amistoso na sede do Flamengo. O objetivo foi atingido: sair um pouco do clima de negócios e aproveitar um momento de descontração, com bola no pé e muita risada.

11. Assist Card unifica tarifas e reduz preços de planos anuais

PANROTAS / Marluce Balbino
Alexandre Camargo, da Assist Card
Alexandre Camargo, da Assist Card

Falando em Assist Card, a empresa de seguro viagem também anunciou mudanças estruturais em sua política comercial. A companhia apresentou uma unificação inédita nas tarifas e uma redução de 25% nos planos anuais, medidas que devem simplificar a contratação e ampliar a competitividade dos agentes de viagens.

Segundo Alexandre Camargo, country manager da empresa de assistência no Brasil, a unificação de tarifas é a principal novidade. "O mercado de Turismo trabalha com preços diferenciados por destino. Normalmente, Estados Unidos é mais caro que Europa, Europa é mais caro que a América do Sul. Para simplificar a vida das agências e das corretoras, nós decidimos unificar os preços", explicou o executivo.

12. Abav Expo no Rio de Janeiro por mais pelo menos cinco anos

PANROTAS / Emerson Souza
Abav Expo segue sendo realizada no Riocentro por mais alguns anos
Abav Expo segue sendo realizada no Riocentro por mais alguns anos

A Abav Nacional e o Sistema Fecomércio RJ anunciaram durante a Abav Expo que o Rio de Janeiro será sede do evento nos anos de 2027, 2029, 2030, 2031 e 2032. O Riocentro seguirá como centro de convenções responsável pela principal feira de Turismo do Brasil.

É bom frisar que os anos de 2027, 2029 e 2031 já estavam confirmados como sede da Abav Expo desde fevereiro deste ano. A grande novidade, anunciada na coletiva de imprensa no último dia, foi que as edições de 2030 e 2032 também foram confirmadas para a Cidade Maravilhosa.

13. HotelDO reuniu 95 hoteleiros na Abav Expo e reforçou estratégia com Prosus

PANROTAS / Marluce Balbino
Marcio Nogueira
Marcio Nogueira

A HotelDO aproveitou a Abav Expo 2025 para estreitar laços com os dois principais elos condutores da operadora. Um deles, claro são os agentes de viagens, o único canal de vendas da empresa B2B do Grupo Decolar. Do outro lado do balcão, a HotelDO reuniu executivos de quase 100 hotéis para um café da manhã.

A intenção com os fornecedores foi divulgar sua estratégia de crescimento e as sinergias com o Grupo Prosus, novo controlador da Decolar, incluindo as possibilidades de integração com outras empresas do portfólio da Prosus, como iFood e Sympla.

14. Serra Verde Express anuncia Tour Maçônico e Corrida da Serra Verde

PANROTAS / Emerson Souza
Adonai Arruda Filho, do Grupo Serra Verde Express
Adonai Arruda Filho, do Grupo Serra Verde Express

O diretor da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, divulgou as novidades da empresa, que, segundo ele, já registra um crescimento acima de 20% no faturamento ao longo deste ano.

“A gente lançou agora o Tour Maçônico, no qual as pessoas poderão visitar os três templos e ver vários símbolos maçônicos espalhados por Curitiba. Outra novidade é a Corrida da Serra Verde, que será realizada em Morretes (PR), dia 8 de novembro. É uma corrida de 6 quilômetros que mistura um pouco da parte histórica com a natureza. A ideia é realizar esse evento todos os anos, junto com o aniversário da cidade de Morretes”, conta Arruda Filho.

Ele também destacou os passeios do Trem de Natal, em Curitiba, e do Trem da República, em São Paulo

15. Lusanova aposta em Itália, Egito, Canadá e Argentina para nova temporada

PANROTAS / Marluce Balbino
Sergio Vianna e Tiago Encarnação, da Lusanova
Sergio Vianna e Tiago Encarnação, da Lusanova

Mais uma vez a Lusanova participou da Abav Expo para divulgar as vendas antecipadas de seus circuitos europeus. Tiago Encarnação e Sérgio Vianna explicaram que os 120 circuitos pela Europa têm saídas a partir de abril de 2026 até março de 2027 e, se reservados até 15 de dezembro, não têm reajuste de tarifa.

Os executivos também destacaram os novos roteiros em Puglia, na Itália, a alta demanda em destinos como Egito, Tailândia, Marrocos, Japão e África do Sul, o custo benefícios nas viagens para o Canadá, as novas roadtrips pelos EUA em parceria com a Mobility e o potencial dos destinos argentinos de Mendoza, Salta e Ushuaia.

16. Cana Brava Resort anuncia Brava Club

PANROTAS / Emerson Souza
Rafael Espírito Santo,Cana Brava All Inclusive Resort
Rafael Espírito Santo,Cana Brava All Inclusive Resort

O Cana Brava Resort anunciou o lançamento do Brava Club, novo complexo de lazer para famílias. A estrutura contará com salão de jogos, salão de jogos eletrônicos e, no segundo pavimento, um Sport Bar com telões transmitindo jogos, além de um Lounge Bar, tudo em um espaço indoor.

“O Cana Brava busca sempre inovar e trazer modificações, acompanhando as tendências do comportamento do consumidor. E para este ano faremos a entrega do Brava Club, que é um complexo de lazer para famílias”, revelou o diretor comercial do Cana Brava, Rafael Espírito Santo. Segundo ele, o novo complexo está previsto para ser inaugurado em dezembro deste ano.

17. Roxy Dinner Show anuncia investimento em agências de viagens

PANROTAS / Marluce Balbino
Michael Nagy
Michael Nagy

O Roxy Dinner Show aproveitou a Abav Expo para anunciar uma investida forte no segmento B2B. A atração turística do Rio de Janeiro está colhendo frutos importantes do público Mice e agora confia nos agentes de viagens de lazer para atrair ainda mais público para a casa localizada em Copacabana. A partir desta semana, todas as operadoras que utilizam Infotera poderão conectar os ingressos do Roxy Dinner Show em suas prateleiras.

O CEO da marca, Michael Nagy, que conhece bem a dinâmica do trade turístico, acredita que o B2B poderá responder por 75% das vendas do Roxy em questão de meses. "Na Abav Expo vimos um volume enorme de operadoras e agência de viagens buscando link conosco. Comissionamos os nossos intermediários com valores à altura do trabalho deles, que tanto valorizamos", completou o ex-Fairmont Copacabana e Visit Rio.

Os olhos apontados ao B2B vêm acompanhados de novidades na dinâmica do Roxy Dinner Show. Em janeiro de 2026, será lançada em seu palco o musical Fala Sério, Man, de Talita Rebouças. Uma matinê.

18. Amadeus e ForwardKeys apresentaram soluções para o mercado brasileiro

PANROTAS / Pedro Menezes
Iván Marenco, da Decolar, Franz Muller, da Amadeus, Marina Cantera e Jaime Guazzini, da Fedesud, e Alexandre Sampaio, da FBHA
Iván Marenco, da Decolar, Franz Muller, da Amadeus, Marina Cantera e Jaime Guazzini, da Fedesud, e Alexandre Sampaio, da FBHA

A Amadeus reuniu parceiros do trade nacional e internacional para apresentar as mais recentes novidades ligadas à tecnologia no Turismo, o que envolve, principalmente, a aquisição da ForwardKeys.

A iniciativa marcou um novo momento para a companhia, que reforça sua atuação no País com soluções voltadas à gestão, planejamento e promoção de destinos turísticos baseadas em dados e tecnologia. É o que disse Franz Muller, diretor da Amadeus para América Latina, a integração fortalece o portfólio de produtos e abre novas possibilidades para destinos, companhias aéreas, aeroportos e agências de mídia.

19. Abreu celebra parcerias em noite carioca durante a Abav Expo 2025

Equipe Abreu
Equipe Abreu

A Abreu promoveu uma noite carioca repleta de samba, drinques e celebração para marcar o encerramento do segundo dia da Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro. O evento, voltado exclusivamente a fornecedores e parceiros estratégicos, foi um momento de descontração e agradecimento após um ano de muito trabalho conjunto - e de laços ainda mais fortalecidos no trade turístico.

Entre os convidados estavam companhias aéreas, redes hoteleiras, resorts, receptivos e empresas de tecnologia, todos parceiros que ajudam a compor o extenso portfólio da Abreu.

20. Visual Turismo lançará departamento de luxo e grupos com guia

Hugo Lagares, diretor da Visual Turismo
Hugo Lagares, diretor da Visual Turismo

A Visual Turismo anunciou, durante a Abav Expo 2025, que lançará um departamento de luxo e grupos com guia no ano que vem. As novidades foram divulgadas pelo diretor da operadora, Hugo Lagares. “Teremos vários roteiros de grupos com cerca de 20 passageiros e guia saindo do Brasil”, conta Lagares.

E para este ano de 2025, também há novidades. “Passamos a oferecer, hoje (9), o financiamento do Santander on-line, que é bem exclusivo e muitas agências gostam. Colocamos no ar hoje também a locação de carro internacional, com várias locadoras, que era uma coisa que a Visual não tinha”, comenta.

21. Copa Airlines e Los Cabos anunciam campanha de incentivo

Diana Pomar, de Los Cabos, e Monica Afonso, da Copa Airlines
Diana Pomar, de Los Cabos, e Monica Afonso, da Copa Airlines

O Turismo de Los Cabos e a Copa Airlines anunciaram uma nova campanha de incentivo direcionada exclusivamente para agências de viagens. A iniciativa oferece um bônus adicional de US$ 50 por passagem aérea emitida com a companhia para o destino mexicano, buscando estreitar o relacionamento com o mercado brasileiro e impulsionar as vendas.

A campanha é válida para vendas realizadas entre 10 de outubro e 30 de novembro de 2025, com período de viagem estipulado de 4 de dezembro de 2025 a 30 de abril de 2026. Para participar, as emissões devem ser feitas por meio das operadoras parceiras designadas: Teresa Perez Tours, Orinter Tour e Travel, Abreutour Viagens e BWT Operadora New Age Operadora.

22. Europamundo anuncia 300 novos roteiros

Clayton Araújo, gerente comercial da Europamundo no Brasil
Clayton Araújo, gerente comercial da Europamundo no Brasil

A Europamundo anunciou o início da pré-venda de sua temporada 2026/27 com uma grande novidade: o lançamento de mais de 300 novos roteiros regionais, ampliando o portfólio da operadora para mais de 2 mil opções de roteiros. A empresa oferece ainda benefícios especiais para agentes e passageiros até janeiro, com a possibilidade de embarque até março de 2027 sem reajuste de tarifas.

"Atualmente, 57% das vendas da Europamundo correspondem a viagens regionais, voltadas principalmente para um público entre 35 e 40 anos, que são viajantes que já conhecem destinos tradicionais como Roma e Paris e agora buscam experiências diferenciadas", disse Clayton Araújo, gerente comercial da Europamundo no Brasil.

23. Azul reestrutura área comercial e reforça parceria com agências e operadoras


Ricardo Bezerra, Daniel Bicudo, Eduardha Borin e Anderson Serafim, da Azul
Ricardo Bezerra, Daniel Bicudo, Eduardha Borin e Anderson Serafim, da Azul

Esta Abav Expo 2025 foi a primeira feira em que a Azul Linhas Aéreas participou com sua equipe devidamente segmentada por unidade de negócio, o que faz parte do processo de reestruturação comercial e também deste novo capítulo de sua história em meio ao processo de Chapter 11.

A previsão da companhia para a saída do processo nos Estados Unidos continua sendo o primeiro trimestre de 2026. Até lá, a ideia é fortalecer a presença em todos os segmentos de negócio, do corporativo ao lazer, além de ampliar a proximidade com todos os canais de venda. Foi o que disseram Daniel Bicudo, vice-presidente comercial, e Ricardo Bezerra, gerente sênior comercial da Azul, em entrevista ao Portal PANROTAS.

24. EHTL apresenta 1º fretamento e foco em cruzeiros na Abav Expo e espera ano histórico

Flavio Louro, da EHTL
Flavio Louro, da EHTL

A EHTL Viagens esteve na Abav Expo 2025 apresentando ao mercado uma novidade estratégica: o primeiro fretamento exclusivo de sua história, com destino para Porto Seguro (BA), em parceria com a Azul Linhas Aéreas. Os voos terão origem em Confins (MG) e início em 20 de dezembro de 2025, atendendo também a região do Triângulo Mineiro, com operações que se estendem até o Carnaval de 2026.

“Esta é o primeiro fretamento da nossa história e representa uma grande oportunidade de vender mais em Belo Horizonte e em toda a região. O mineiro adora Porto Seguro, nosso lazer está mais estruturado e identificamos uma oportunidade de crescer em Minas Gerais", disse Flávio Louro, CEO da EHTL.

25. Alagoas terá mais de 21 mil assentos para a Argentina na alta temporada

Barbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas
Barbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas

Alagoas está celebrando o seu melhor ano no Turismo – mais uma vez, de acordo com a secretária de Turismo do Estado, Bárbara Braga. Durante a Abav Expo 2025, ela falou sobre o crescimento constante no número de visitantes que chegam ao Estado e sobre os 21 mil assentos (entre fretamentos e voos regulares) da Argentina para Maceió na alta temporada.

“Desde a criação da Secretaria de Estado do Turismo, em janeiro de 2023, pelo governador Paulo Dantas, a gente vem comemorando números nunca conquistados. Em 2023 tivemos o melhor ano no Turismo, em 2024 superamos e este ano de 2025 também superará o anterior", disse Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas.

26. BWH Hotels reforça otimismo no mercado brasileiro e aposta em novos nichos do luxo

Ricardo Manarini, country manager da rede no Brasil
Ricardo Manarini, country manager da rede no Brasil

A BWH Hotels está cada vez mais otimista com o mercado brasileiro. Ao participar da 52ª Abav Expo, Ricardo Manarini, country manager da rede no Brasil, contou que 2025 tem sido um ano de virada para a BWH, principalmente após a abertura do escritório em Alphaville.

"Poucas empresas do nosso setor têm, de fato, uma estrutura completa no Brasil, com contratos em português e uma conexão direta com um provedor local. Para nós, é muito importante continuar aproveitando todos os benefícios de sermos uma empresa global, mas com uma atuação realmente local. A BWH está vivendo um novo momento e enxergamos um potencial enorme de crescer no Brasil", disse ele.

27. GTA lança novo sistema de reembolso para viagens de cruzeiro

Celso Guelfi, da GTA
Celso Guelfi, da GTA

A GTA está lançando durante a Abav Expo 2025 um novo sistema de reembolso de despesas mais rápido e simplificado para viagens de cruzeiro. A novidade conta com um novo cartão de crédito virtual, o GTA Medical Credit Card, que cobre despesas médicas, hospitalares e farmacêuticas em alto mar.

Segundo o presidente da empresa, Celso Guelfi, a inovação chega para resolver um desafio comum especialmente entre viajantes de cruzeiro. “Hoje, 98% dos sinistros são pagos diretamente ao fornecedor. Mas quando o cliente está em um navio, por exemplo, ele precisa enviar toda a documentação, aguardar a análise e, muitas vezes, já concluiu a viagem e teve de pagar as despesas no check-out. Agora, com o novo modelo, o processo será muito mais ágil”

28. Fornatur adia eleição da nova diretoria para abril de 2026

Marina Marinho, presidente do Fornatur
Marina Marinho, presidente do Fornatur

O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) decidiu adiar a eleição de sua próxima diretoria para abril de 2026, durante a WTM Latin America, em São Paulo. A decisão foi tomada após amplo debate entre os secretários presentes na reunião da última quinta-feira (9).

Eles avaliaram o impacto do calendário político do próximo ano sobre a composição do colegiado, após uma proposta apresentada pela atual presidente do Fornatur, Marina Marinho, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, que destacou a necessidade de preservar a continuidade institucional do fórum diante do ano eleitoral.

29. Trend lança novas soluções de pagamento para agentes de viagens

Equipe Trend
Equipe Trend

A Trend Viagens anunciou novidades em suas modalidades de pagamento. Segundo a operadora da CVC Corp, a nvoidade reforça seu compromisso em oferecer soluções dinâmicas e alinhadas às necessidades dos agentes de viagens.

No Portal Trend Lazer, foram implementadas duas novas opções de pagamento. O Boleto Santander promete maior flexibilidade na geração dos boletos, com ampliação no número de parcelas e precificação ajustada estrategicamente. A funcionalidade foi pensada para mercados onde o boleto ainda é amplamente utilizado, ampliando as oportunidades de conversão de vendas.

30. CVC Corp começa a negociar em conjunto com Avoris e grupo italiano se aproxima

Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

A parceria entre CVC Corp e o Grupo Ávoris subiu mais um degrau e as companhias já negociam em conjunto: as negociações com os fornecedores nas Américas são feitas pela CVC Corp com o volume da empresa brasileira e o da espanhola. Na Europa e na Ásia, a negociação é feita pelo Grupo Ávoris em nome dos espanhóis e dos brasileiros.

Juntas, Avoris e CVC Corp, que somam 7 bilhões de euros em vendas anuais, terão melhorias na competitividades e trabalhamos em projetos juntos, segundo Fábio Godinho. O projeto de escalabilidade global, porém, está só no início, e deverá começar para valer a partir de janeiro de 2026.

31. Latam investe US$ 220 milhões em novos produtos para se manter na liderança

Aline Mafra e Bianca Schimpl, da Latam
Aline Mafra e Bianca Schimpl, da Latam

Vinte e cinco milhões de passageiros transportados até agosto de 2025, três milhões a mais do que o mesmo período de 2024. Market share de 41,4% no tráfego aéreo doméstico e de 40% no corporativo da Abracorp. A Latam Airlines enfileira recordes no Brasil nos últimos anos, e se os novos investimentos da companhia aérea forem assertivos, os voos provavelmente serão mais altos.

Em entrevista ao Portal PANROTAS na Abav Expo 2025, a diretora de Vendas da Latam Brasil, Aline Mafra, não consegue esconder seu otimismo com a chegada das aeronaves Embraer à frota, mas comentou também sobre uma inversão de US$ 220 milhões em experiências de clientes.

32. NCL reforça DNA de inovação e apresenta novidades na ilha particular nas Bahamas

Estela Farina, diretora da NCL no Brasil
Estela Farina, diretora da NCL no Brasil

A Norwegian Cruise Line (NCL) segue reforçando seu compromisso com inovação e experiências exclusivas em alto-mar. Em entrevista durante a Abav Expo 2025, Estela Farina, diretora da NCL no Brasil, destacou as melhorias e novidades da ilha particular Great Stirrup Cay, nas Bahamas, um dos diferenciais da companhia no Caribe.

“Nós fomos a primeira empresa a ter uma ilha particular, e isso está no nosso DNA de inovação. Fomos também os primeiros a levar espetáculos da Broadway para dentro dos navios e a oferecer cruzeiros saindo de Miami para o Caribe. E a Great Stirrup Cay é mais um exemplo desse espírito inovador", disse Estela Farina.

33. Azul Viagens contrata Fernanda Paranhos, ex-CVC Corp, como gerente sênior de Produtos

Patricia Gomes, Giulliana Mesquita e Fernanda Paranhos, da Azul Viagens
Patricia Gomes, Giulliana Mesquita e Fernanda Paranhos, da Azul Viagens

Fernanda Paranhos é a nova contratada da Azul Viagens. Depois de uma trajetória de 13 anos na CVC Corp, a profissional chega para atuar como gerente sênior de Produtos, trazendo toda sua expertise em produtos internacionais e em mercado como um todo. A notícia foi divulgada em primeira mão ao Portal PANROTAS durante a Abav Expo 2025.

De acordo com a head da operadora, Giulliana Mesquita, o movimento de buscar Fernanda foi devido à movimentação que a Azul Viagens passou nos últimos meses com Daniel Bicudo se tornando vice-presidente comercial e de Negócios da Azul e Ricardo Bezerra assumindo a gerência comercial da companhia aérea.

34. Novo voo entre Rio e Toronto já supera expectativas e pode até se tornar regular

Lohanna de Pierro, Giancarlo Takegawa e Ernesto Airosa, da Air Canada, com Flavio Sica, da PANROTAS
Lohanna de Pierro, Giancarlo Takegawa e Ernesto Airosa, da Air Canada, com Flavio Sica, da PANROTAS

A Air Canada vive um momento histórico de expansão na América do Sul. E isso tem a ver com a chegada do novo voo sazonal entre Rio de Janeiro e Toronto, que começa em dezembro. Ao Portal PANROTAS, o diretor da companhia no Brasil, Giancarlo Takegawa, destacou que o novo voo já apresenta resultados acima das expectativas antes mesmo do seu início e pode se tornar regular nos próximos anos.

“Estamos vivendo momentos históricos no Brasil. Depois do sucesso do voo de Montreal, que começou sazonal e passou a operar o ano inteiro, o foco agora é o Rio de Janeiro. O Galeão merecia esse voo”, afirmou Takegawa. Segundo ele, a ocupação da rota Rio–Toronto, mesmo com apenas três frequências semanais, é cerca de 5% superior à da rota São Paulo–Toronto, operada diariamente.

35. Royal Air Maroc está próxima de anunciar voos diretos para o Rio

Marcos Belucci, da Royal Air Maroc
Marcos Belucci, da Royal Air Maroc

A Royal Air Maroc está em um momento de plena expansão no mercado brasileiro. A companhia aérea nacional marroquina está na reta final para anunciar voos diretos para o Rio de Janeiro. O forte desempenho da rota São Paulo–Casablanca, que vem registrando altas taxas de ocupação desde a retomada da rota direta entre os dois países há dez meses, vem acelerando a concretização da nova operação.

“O Rio de Janeiro é um dos cartões-postais do Brasil mais cobiçados, uma das cidades mais admiradas pelos nossos passageiros, tanto no Marrocos, quanto na Europa. Há uma demanda crescente por voos para a Cidade Maravilhosa, e queremos atender a esse interesse o quanto antes”, disse Othman Baba, diretor regional da Royal Air Maroc na América do Sul

Plantão Abav Expo 2025

Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4093 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.